- O vôlei é disputado por duas equipes que têm seis jogadores em quadra cada - e outros seis no banco de reservas. A partida é realizada em uma melhor de cinco sets - ganha quem vencer três. Ganha o set o time que chegar primeiro a 25 pontos, exceto o quinto (quando necessário), que vai a 15. Qualquer set só se define quando um time tiver pelo menos dois pontos de vantagem sobre o outro. Desta forma, aos finais dos sets, se o placar apontar 24 a 24 ou 14 a 14, a primeira equipe que abrir dois pontos vence - mesmo que, para isso, sejam necessários placares como, por exemplo, 42 a 40.
- Para conseguir um ponto, é preciso fazer com que a bola caia no campo do adversário, enviando-a por cima da rede. Cada equipe dispõe de três toques para devolvê-la à quadra rival. O toque do bloqueio não é considerado, sendo assim, caso a bola fique na quadra do time que executou o bloqueio, este terá os mesmo três toques para a execução da jogada. Um jogador não pode segurar a bola nem tocá-la duas vezes seguidas, mas pode bater nela com qualquer parte do corpo, inclusive os pés.
- A bola é colocada em jogo com um saque: o jogador golpeia a bola enviando-a por cima da rede para a quadra adversária. A bola continua em jogo até que caia dentro da quadra, toque o chão fora dos limites da quadra ou uma equipe não a devolva corretamente para a quadra do adversário.
- Toda vez que um time marca ponto, conquista o direito do saque. Além disso, os jogadores da equipe que vai sacar mudam de posição, "rodando" em quadra sempre no sentido do relógio - o objetivo desta regra é que todos os atletas em quadra saquem e todos passem pela rede.
- Depois do Mundial de 1998, realizado no Japão, a FIVB mudou algumas regras da modalidade. A mais radical foi o fim das vantagens. Até então, um time só pontuava se tivesse ele mesmo sacado; se uma equipe colocasse a bola em quadra e não conseguisse confirmar o ponto, perdia o direito do saque.
- As mudanças foram feitas para atender aos interesses da televisão, que pedia uma diminuição do tempo de duração do jogo para não afetar a programação. Com as antigas regras, alguns sets duravam quase uma hora, inviabilizando transmissões em emissoras de TV aberta.
- Outra mudança importante foi validar os saques queimados na rede, o que beneficiou times que possuem sacadores fortes, como Rússia e EUA. Os cartões amarelos deixaram de ser uma simples advertência. Cada cartão vale um ponto para a equipe oponente. Isso foi criado para acabar com as constantes reclamações dos atletas com a arbitragem.
- A função do líbero foi criada depois de Atlanta-1996. O líbero só atua no fundo de quadra e não pode atacar, nem sacar. Normalmente, o líbero é um jogador que possui muita habilidade na defesa. Pode substituir outro jogador sem a necessidade de avisar ao árbitro.