AP

Los Angeles: popularidade

O vôlei foi criado nos Estados Unidos em 1895 por William G. Morgan, na época, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços em Holyoke, Massachusetts, e foi batizado como mintonette.

Quatro anos antes, o Basquete havia sido fundado e apesar do pouco tempo, já virara febre. No entanto, tratava-se de um jogo muito cansativo e de extremo contato, o que complicava a participação de pessoas com certa idade. Devido a solicitações, em especial do pastor Lawrence Rinder, Morgan pensou um jogo menos exigente fisicamente.

Pensando na eliminação do contato físico, se inspirou inicialmente no tênis, adaptando a sua rede a 1,98m, acima da cabeça de um homem de altura normal. Por sobre esta rede de tênis alçada, teria de passar a câmara da bola de basquete que era batida pelos jogadores. Assim começou o vôlei.

Porém, a câmara da bola de basquete era muito leve, e a própria bola de basquete, que também foi testada, muito pesada. Com isso, Morgan solicitou a confecção de uma bola nos moldes considerados ideais quanto ao peso e diâmetro: de 63,7 a 68,6cm e de 252 a 336g. O material era uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara.

No seu primeiro ano de existência, restringiu-se à cidade de Holyoke. Mas foi justamente quando saiu de sua cidade fundadora, que o esporte ganhou o nome que carrega até hoje. Em conferência num colégio de Springfield, o nome volley Ball foi sugerido pelo Dr. Halstead, se referindo ao voleio que a bola fazia passando sobre a rede.

Definidas as regras e as medidas da quadra, rapidamente o vôlei ganhou adeptos em todo o mundo. O primeiro país a receber a nova modalidade americana, foi o vizinho Canadá, em 1900. Nessa primeira década do novo século, países como a China, Japão, Filipinas, México e Peru, conheceram o esporte que ganhou novas técnicas devido ás adaptações e improvisações de cada localidade.

Nas Filipinas, por exemplo, foi inventada a cortada, hoje principal modo de ataque da modalidade.

Porém, a organização do esporte por meio de uma federação demorou acontecer, principalmente por causa das guerras mundiais. Somente no dia 20 de abril de 1947, em Paris, é fundada a Federação Internacional de Volley Ball (FIVB). Participaram desta fundação, além dos Estados Unidos, criadores do esporte e da França, sede da Federação, o Egito, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Uruguai e Brasil

A primeira participação do esporte em uma Olimpíada ocorreu 17 anos depois, em Tóquio, quando a Rússia ficou com a medalha de ouro na modalidade masculina. No feminino, o Japão foi quem ficou com o lugar mais alto do pódio.

Seu criador, porém, não acompanhou estes dois importantes marcos do esporte, pois faleceu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.