UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Nado Sincronizado

27/08/2008 - 11h46

Russas dominam, e dueto brasileiro decepciona no nado sincronizado

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Mais uma vez ninguém foi capaz de quebrar a hegemonia russa no nado sincronizado. Uma apresentação irretocável que encheu os olhos do público e dos juízes no Cubo D'água rendeu o ouro e cinco notas dez à equipe européia que já havia vencido os Jogos de Atenas quatro anos atrás.

Divulgação/COB
Lara Teixeira e Nayara Figueira não foram bem e acabaram o torneio na 13ª posição
VEJA COMO FOI A APRESENTAÇÃO
CONFIRA COMO FUNCIONA A PROVA
QUADRO DE MEDALHAS COMPLETO

E não foi só. Na disputa por duetos, Anastasia Davydova e Anastasia Ermakova também subiram ao degrau mais alto do pódio, assim como em Atenas-04. Com alguns descontos, tiveram 49,917 pontos. Soma bem superior aos 49,500 das espanholas Andrea Fuentes e Gemma Mengual, que levaram a prata, e das japonesas Saho Harada e Emiko Suzuki, que com 48,917 ficaram com o bronze.

A Espanha também foi prata na disputa por equipes. Mas as japonesas, vice-campeãs de Atenas, não tiveram sorte. Kobayashi Hiromi desmaiou durante as rotinas da decisão e a medalha de bronze acabou ficando com as chinesas.

Com Lara Teixeira e Nayara Figueira, o Brasil participou apenas da disputa por duetos e teve desempenho pior que o esperado. A dupla de nadadoras encerrou a disputa em Pequim na 13ª colocação, uma posição atrás do que as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes conseguiram em Sydney-00 e Atenas-04.

Na China, as brasileiras esbarraram em notas baixas tanto na rotina técnica como na livre e acabaram fora do grupo de 12 finalistas. Com 44,334 na apresentação técnica, no primeiro dia de disputas, Lara e Nayara asseguraram a última colocação entra as classificáveis. No dia seguinte, porém, obtiveram 44,667, caíram uma posição e deram adeus os Jogos.

"Esperávamos notas melhores. Foi uma boa rotina. Ontem [rotina técnica] tentamos ser perfeitas e acabamos cometendo alguns erros. Hoje, mais uma vez nadamos bem, mas não entendemos essa nota", disse Nayara.

Lara foi bronze nos Jogos Pan-Americanos ao lado de Caroline Hildebrandt. No entanto, teve de mudar de parceira para as Olimpíadas porque Caroline decidiu deixar o esporte por falta de patrocinadores.

Por um bom resultado em Pequim, Lara e Nayara chegaram a contratar a consultoria de uma treinadora canadense para aprimorar a rotina técnica da dupla. Não deu certo. Foi justamente nesse segmento que as brasileiras não conseguiram impressionar os juízes.

"Não tem o que dizer. As meninas nadaram super bem a temporada inteira, vencendo a maioria desses duetos. É uma pena. Elas estão arrasadas, super tristes", lamentou a técnica Roberta Perillier.

Compartilhe: