UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Tênis de Mesa

Gustavo Tsuboi

Gustavo Tsuboi é o brasileiro com maior ascensão no ranking do tênis de mesa nos últimos anos

Data de nascimento
31/05/1985
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Argentan (França)
Peso e altura
66kg / 1,70m
Prova
Simples
Participação em Pequim
Eliminado na 1ª rodada

Em seu primeiro jogo da chave preliminar individual, Gustavo Tsuboi enfrentou um velho conhecido: o canadense Peter-Paul Pradeeban. Tsuboi fez um duelo muito acirrado com Pradeeban e venceu por 4 a 3, com parciais de 11-7, 11-6, 10-12, 11-7, 7-11, 9-11 e 12-10.

Na seqüência da competição, o brasileiro não foi páreo para o grego Panagiotis Gionis, número 55 do mundo, e acabou derrotado na disputa da primeira rodada por 4 a 0, com parciais de 11-7, 11-3, 11-5, 11-5.

Na disputa por equipes, os brasileiros não venceram nenhuma disputa pelo grupo C da competição, terminando na última colocação na tabela. A equipe perdeu para Taiwan e Coréia do Sul, duas forças mundiais no esporte, e Suécia.

Gustavo Tsuboi é o brasileiro com maior ascensão no ranking do tênis de mesa nos últimos anos. Desde que foi morar na França em 2007, já subiu quase 100 posições na lista mundial. Mas sua aparição no esporte não é de hoje. Ele quase conseguiu a vaga para os Jogos de Atenas, em 2004. Uma contusão na coluna lombar o impossibilitou de treinar por mais de seis meses e o tirou das Olimpíadas.

Na qualificação para Pequim, a volta por cima. Ele foi o primeiro brasileiro a garantir a vaga. Conseguiu a classificação no Pré-Olímpico logo no dia de estréia da competição na República Dominicana, no final de março deste ano. Seu desempenho acabou ajudando também o Brasil a assegurar a vaga por equipe para os Jogos.

Atuar em equipe é um trunfo de Tsuboi. Em 2007, no Pan-Americano, ele ficou com uma medalha de ouro por equipes e contribuiu para Hugo Hoyama virar o maior medalhista de ouro brasileiro em Jogos Pan-Americanos na história. Já na disputa individual, Tsuboi foi eliminado nas quartas-de-final.

Jogando pelo Villeneuve (time da segunda divisão francesa), Tsuboi foi à França treinar e morar ao lado de Thiago Monteiro, o pioneiro no país. "Tive a oportunidade de observar e jogar contra muitos jogadores diferentes e de alto nível, exigindo adaptação rápida a cada jogo. Isso me acrescentou muito na maneira de pensar e atuar", afirmou logo depois de mudar de país.

Tsuboi começou a jogar aos 12 anos. O irmão sempre o convidava para uma partida, mas o futuro mesa-tenista só queria jogar futebol e ficar na piscina. Depois que pegou gosto pelo esporte, começou a treinar no colégio Arquidiocesano de São Paulo. De lá, partiu para o clube Itaim Keiko, onde ainda treina quando vem ao Brasil.