UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 03h12

Gustavo Tsuboi perde na chave principal para grego e é eliminado

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após conquistar boa vitória na estréia da chave preliminar do tênis de mesa, Gustavo Tsuboi deu adeus às Olimpíadas de Pequim. O brasileiro não foi páreo para o grego Panagiotis Gionis, número 55 do mundo, e acabou derrotado na disputa da primeira rodada por 4 a 0, com parciais de 11-7, 11-3, 11-5, 11-5.

Chitose Suzuki/AP
Gustavo Tsuboi em ação na chave individual do tênis de mesa em Pequim
VEJA MAIS DO TÊNIS DE MESA
OS ATLETAS BRASILEIROS
FOTOS DO TÊNIS DE MESA
Desde o início da partida, o brasileiro, número 154 do ranking, teve muitas dificuldades com o estilo de jogo defensivo do rival. No primeiro game, Tsuboi ainda manteve o duelo igual nas trocas de bola, mas não fez o suficiente para evitar o revés por 11 a 7.

A partir daí, Tsuboi passou a cometer muitos erros, principalmente devido ao efeito pouco usual utilizado por Gionis. Além disso, o saque do adversário causou problemas ao mesa-tenista de São Paulo, que começou a ficar irritado até perder o game por 11 a 3.

Sem esboçar qualquer reação, o brasileiro fez o que pôde para se manter no confronto. Porém, continuou falhando nas cortadas e parou na regularidade do grego, que avançou à segunda rodada sem nenhum problema.

Em seu primeiro jogo da chave individual, Gustavo Tsuboi enfrentou um velho conhecido: o canadense Peter-Paul Pradeeban, que já enfrentou a seleção nacional nos Jogos Pan-Americanos do ano passado. Seu primeiro rival também era treinado por Marles Martins, ex-técnico da seleção brasileira, que comanda a equipe do país da América de Norte em Pequim.

Tsuboi fez um duelo muito acirrado com Pradeeban. O paulista chegou a estar perdendo o sétimo e último game por 10 a 6, mas se recuperou ao anotar seis pontos consecutivos e virou o placar para assegurar o triunfo por 4 a 3, com parciais de 11-7, 11-6, 10-12, 11-7, 7-11, 9-11 e 12-10.

O outro mesa-tenista nacional na disputa, Tiago Monteiro, ainda não estreou nesta terça-feira. Já garantido na chave principal, o cearense, número 66 do mundo, jogará contra o norte-coreano Hyok Bong Kin, que venceu Ibrahim Al-Hasan, do Kuwait, nas preliminares.

Compartilhe: