UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Tênis de Mesa

Thiago Monteiro

Em Atenas-2004, Monteiro foi o único brasileiro a avançar de fase. Em Pequim, não conseguiu repetir o feito e caiu na 1ª fase do torneio

Data de nascimento
15/06/1981
Local de nascimento
Fortaleza (CE)
Residência
Argentan (França)
Peso e altura
72kg / 1,74 m
Prova
Simples
Participação em Pequim
Eliminado na 1ª fase

Thiago Monteiro não conseguir repetir o seu desempenho de Atenas-2004 e foi eliminado na primeira rodada do torneio individual em Pequim. O brasileiro perdeu para Hyok Bong Kim, revelação da Coréia do Norte, por 4 games a 1, com parciais de 11-6, 11-9, 11-6, 7-11 e 11-5.

Na disputa por equipes, os brasileiros não venceram nenhuma disputa pelo grupo C da competição, terminando na última colocação na tabela. A equipe perdeu para Taiwan e Coréia do Sul, duas forças mundiais no esporte, e Suécia.

Em Atenas, foi o único brasileiro a avançar à segunda rodada, após bater o iraniano Mohammedreza Pasand, mas caiu na fase seguinte diante de Li Ching, de Hong Kong.

Tido como o sucessor de Hugo Hoyama, Thiago Monteiro decidiu seguir caminho diferente do maior nome do tênis de mesa nacional. Está há oito anos na França, onde treina e joga pelo Caen.

O período fora do país ajudou Monteiro a ser campeão do Campeonato Latino-Americano, disputado em março, e se classificar para a Copa do Mundo de tênis de mesa. Além disso, é o único brasileiro atualmente a figurar entre os 100 melhores do mundo, posição que não deixa desde julho de 2007.

Monteiro começou no esporte por influência do pai, que era treinador da modalidade em Fortaleza. Até os 12 anos de idade, dividia suas atenções com o futsal, em que chegou a ser bicampeão cearense. Motivado pelo primeiro título brasileiro, em 1993, o atleta optou por se dedicar exclusivamente ao tênis de mesa.

A conquista levou o cearense à seleção brasileira e ao Campeonato Sul-Americano de 1995, quando surpreendeu a todos e ficou com o título individual. Participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos em Winnipeg-1999 e ajudou a equipe brasileira a ganhar a medalha de bronze.

Às vésperas dos Jogos de Sydney-2000, embarcou para a Suécia em sua primeira temporada na Europa, o que atrapalhou seus planos de participar das Olimpíadas. Em 2002, Monteiro se transferiu para a França e foi um dos destaques brasileiros nos Jogos Sul-Americanos ao conquistar quatro medalhas de ouro.

No Pan de Santo Domingo, em 2003, foi ouro nas duplas e prata no torneio individual. Mas a maior glória viria no ano seguinte, quando bateu o campeão olímpico Seung Min Ryu, da Coréia do Sul, por 4 sets a 3 (5-11, 10-12, 11-8, 11-6, 8-11, 11-8 e 11-8) na Copa do Mundo da China.