UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Judô

Divulgação
Sarah teve breve participação nas Olimpíadas

Sarah Menezes

"Nos treinamentos eu brinquei com essa húngara, jogava ela toda hora. Mas na hora da competição, os méritos foram dela".

Data de nascimento
26/03/1990
Local de nascimento
Teresina (PI)
Residência
Teresina (PI)
Peso e altura
48 kg / 1,52 m
Categoria
Ligeiro
Participação em Pequim
eliminada na 1ª luta

Quando o sorteio da chave no judô a colocou para encarar a húngara Eva Csernoviczki, Sarah Menezes ficou mais tranqüila, pois já conhecia bem a adversária. O fato, porém, não impediu que a jovem atleta levasse um ippon e encerrasse sua participação nas Olimpíadas logo na primeira luta.

"Nos treinamentos eu brinquei com essa húngara, jogava ela toda hora. Mas na hora da competição, os méritos foram dela. Ela encaixou o golpe antes", afirmou a atleta lamentando o revés para a velha conhecida.

Aos 18 anos, Sarah Menezes se tornou uma das estrelas esportivas do Piauí. Titular do peso ligeiro (48 kg) da seleção brasileira de judô que disputou os Jogos de Pequim, ela é a primeira olímpica do estado na modalidade.

O sonho, porém, só virou realidade por insistência da judoca. Nas aulas de educação física, ao invés de correr, a garota, então com nove anos, preferiu fazer judô. "No começo, minha família não gostou muito da idéia. Eu, menina, em uma luta. Mas hoje eles apóiam, até por causa dos resultados", conta a atleta. "Hoje, meu irmão também luta judô, por minha causa".

Morando em Teresina, capital do Piauí, ela foi a única atleta que treina no estado nos Jogos Olímpicos. A fama já chegou à judoca, mesmo antes da classificação. Na volta da Europa, onde as etapas da Copa do Mundo fizeram parte do processo seletivo para formação do time brasileiro, Sarah foi recebida com festa, com jornais e televisões estampando que a vaga já era dela - ela foi confirmada apenas semanas depois.

Para chegar aos Jogos, ela desbancou a carioca Daniela Polzin. Mais experiente, Polzin foi medalhista no Pan e integrante da seleção brasileira que disputou o Mundial do Rio, no ano passado, mas não venceu nenhuma luta nas duas etapas da Copa do Mundo da Europa. Sarah foi bronze em Budapeste e 7ª em Paris.

A judoca, porém, acha que ainda tem muito a melhorar. "Uma coisa que dá para perceber é que você precisa ter muita força para lutar contra as européias. Você tem que ser forte e ainda ter preparo físico, para agüentar o tranco e ainda ter gás para encaixar os golpes. Eu preciso melhorar bastante ainda".