UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ginástica Rítmica

Odd Andersen/AP
Tayanne já tem duas Olimpíadas no currículo

Tayanne Mantovaneli

Mesmo depois de passar por três cirurgias no joelho, Tayanne continua como uma das melhores ginastas do país

Data de nascimento
14/02/1987
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Vila Velha (ES)
Peso e altura
55 kg / 1,65 m
Prova
Conjunto
Participação em Olimpíadas
2004, 12º lugar em Pequim (2008)

A veterana da seleção brasileira voltou de Pequim com uma triste lembrança: a última colocação na prova por equipes. Ficando apenas na 12º posição, o time brasileiro de ginástica rítmica voltou para o Brasil com o pior resultado desde as últimas duas edições dos Jogos. A classificação ficou muito abaixo da expectativa brasileira, que tinha como objetivo pelo menos chegar às finais

Titular absoluta da equipe, Tayanne esteve nos Jogos de Atenas-2004 e na seleção do Pan-2007. A atleta é a única ginasta brasileira a conseguir uma medalha individual na ginástica rítmica. Tayanne foi bronze na prova de maças no Pan de Santo Domingo–2003.

Porém, mesmo com a conquista, a atleta optou por deixar a competição individual e buscou um lugar no conjunto. A mudança viabilizou o seu sonho olímpico e ela participou do grupo que foi oitavo colocado na Grécia. Daquele grupo, apenas Tayanne prossegue na modalidade, mas ela precisou superar muitos obstáculos nestes quatro anos.

Após a estréia olímpica, ela sofreu uma lesão no joelho e ficou praticamente dois anos fora da ginástica. Neste período, a atleta viu a base de treinamento da equipe ser mudada de Londrina–PR para Vila Velha-ES, cidade onde já morava. Isso permitiu que Tayanne se reaproximasse do esporte e retornasse à seleção. Sua ótima recuperação das três cirurgias feitas no joelho lhe valeu uma vaga na equipe de ouro do Pan–2007.

Formada em direito, a atleta atualmente está em dúvida sobre seus planos para o futuro. “Quero passar na prova da OAB e seguir a carreira advocatícia, mas o amor à ginástica é grande, ainda não sei se vou mesmo me afastar do esporte”, conta.

>