UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ginástica Rítmica

AFP
Daniela fica em 12º lugar nos Jogos com o conjunto

Daniela Leite

Medalha de ouro no Pan com o conjunto, Daniela não teve o mesmo desempenho em Pequim, amargando o último lugar

Data de nascimento
20/04/1988
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
Vila Velha (ES)
Peso e altura
54 kg / 1,72 m
Prova
Conjunto
Participação em Pequim
12ºlugar na prova por equipes

Uma das estrelas do conjunto de ginástica rítmica do Brasil que brilhou no Pan-2007, a estreante Daniela e suas companheiras de seleção se despediram de Pequim com a última posição nas eliminatórias da prova por equipes.

Ficando apenas na 12º posição, o time brasileiro de ginástica rítmica voltou para o Brasil com o pior resultado desde as últimas duas edições dos Jogos. A classificação ficou muito abaixo da expectativa brasileira, que tinha como objetivo pelo menos chegar às finais

Esta mineira levou algum tempo para se decidir pela ginástica. Acostumada à rotina de treinos pesados, Daniela era o tipo de criança que estava sempre envolvida com algum esporte. “Eu fazia ginástica, vôlei, natação, um monte de coisa. E era assim com meus dois irmãos também”, conta.

O empurrão da técnica de ginástica foi o que a fez optar e seguir o treinamento específico para esta modalidade. “Se eu não escolhesse nada, eu nunca seria boa em alguma coisa”, lembra a mineira nascida em Belo Horizonte.

A influência de seus pais foi fundamental. Filha do ex-goleiro do Atlético-MG João Leite e da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Eliana Aleixo, a atleta aproveitou suas aulas de balé feitas aos 8 anos para brilhar na ginástica rítmica.

De olho no futuro, a ginasta hoje divide seu tempo entre os treinos e a faculdade de Relações Internacionais, que cursa em Vila Velha (ES).

>