UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ginástica Rítmica

AP
Reserva da equipe, Luana assistiu o péssimo desempenho da seleção em Pequim

Luana Faro

Apesar de ter sido titular de todas as apresentações em 2008, Luana não se apresentou nas eliminatórias com o conjunto

Data de nascimento
24/03/1990
Local de nascimento
Belém (PA)
Residência
Vila Velha (ES)
Peso e altura
49 kg / 1,63 m
Prova
Conjunto
Participação em Pequim
12º lugar na prova por equipes

Única da equipe que não participou dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007, a paraense Luana é também a caçula do time. Uma surpresa vinda do norte do país. Luana Faro saiu de Belém do Pará para ajudar a seleção a brilhas nas Olimpíadas, mas não deu.

Reserva da seleção, Luana participou apenas da primeira apresentação da seleção em Pequim. Durante a fase eliminatória, a ginasta teve que assistir de longe o fraco desempenho de sua equipe, que amargou a 12º colocação. Este foi o pior desempenho da ginástica rítmica desde as últimas duas edições dos Jogos.

Este ano, ela já competiu com o conjunto brasileiro na Ucrânia, França, Portugal, Itália e Bulgária. Neste último país, as brasileiras ficaram em quarto lugar, à frente do Azerbaijão, país que passou às finais e terminou em sétimo lugar em Pequim.

Aos 18 anos, a caçula da equipe treina desde os 6 anos, mas convive com a modalidade desde que nasceu. Luana é filha de Carmen Lilia Faro, professora de ginástica rítmica que iniciou o esporte no estado.

Entre 2004 e 2005, Luana teve a chance de vivenciar o treinamento na Bulgária. Voltou de lá preparada para integrar a seleção e, desde o final de 2006, ela mora em Vila Velha (ES), junto com toda a equipe. No ano seguinte, ela foi preterida dos Jogos Pan-Americanos, mas acabou ganhando a vaga de Natália Peixinho no conjunto brasileiro para Pequim.

>