* Lista de modalidades com atletas confirmados para as Olimpíadas.
Total: atletas
Nos Jogos de Pequim-2008, Murilo Fischer alcançou seu principal objetivo e cravou a melhor marca do Brasil no ciclismo.
A história juntou Murilo Fischer e a bicicleta antes mesmo de o ciclista nascer, em 1979. Natural de Brusque, Santa Catarina, Murilo passeava sobre as duas rodas ainda na barriga de sua mãe, que não abandonou as costumeiras pedaladas pela cidade catarinense.
Hoje morando na Itália e com status de ciclista de ponta, pode-se dizer que ele começou no esporte quando ganhou um triciclo já no primeiro aniversário de vida. Daí, partiu para a bicicleta e, apesar de ter passado por outros esportes, como vôlei, basquete e atletismo, ficou com sua primeira diversão.
Como aconteceu com o companheiro Luciano Pagliarini, sua dupla em Pequim, Fischer venceu suas primeiras provas no mountain bike antes de partir para as competições de estrada, em 1997. No mesmo ano, foi campeão brasileiro por equipes na categoria júnior, repetindo o feito na temporada seguinte.
A primeira participação em Pans foi em Winnipeg-1999. Estreou em Olimpíadas no ano seguinte, ficando com a 89ª colocação. Seu futuro passou por uma virada a partir de 2002, quando conseguiu seu primeiro profissional na Europa. Desde então, mora na cidade de Treviso, assim como Pagliarini, e passou por times como a Domina Vacanze.
Defendendo a equipe italiana Liquigas, o catarinense chegou à Volta da França e, para participar da prova mais tradicional do ciclismo, abdicou da vaga no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. O esforço teve resultado, tanto que em seu ano de estréia conseguiu um notável terceiro lugar, na 11ª etapa da competição.
Em Pequim, sua terceira Olimpíada, Fischer alcançou seu objetivo pessoal de seguir evoluindo. Se em Atenas o ciclista terminou o percurso em 62º lugar, na capital chinesa o resultado final foi a 20ª colocação, com 6h26min17s. O catarinense fez uma boa prova, pedalou a maior parte do tempo no pelotão de elite e cruzou a linha de chegada apenas 2min28s atrás do campeão olímpico, o espanhol Samuel Sanchez.