UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ciclismo

Jaqueline Mourão

"Fiquei feliz em voltar ao Brasil e, este ano me preparei muito para conseguir a vaga olímpica. Quero saber até onde posso chegar"

Data de nascimento
27/12/1975
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
Quebec (CAN)
Peso e altura
54 kg / 1,70 m
Prova
Mountain bike
Participação em Olimpíadas
2004

A mineira Jaqueline Mourão foi a primeira ciclista brasileira a levar o mountain bike brasileiro feminino às Olimpíadas. Estreou em Atenas-2004 e ficou em 18º lugar, entre 24 competidoras de todo o mundo. No Pan do Rio-2007, ficou em quarto lugar, lamentando a chance perdida de conquistar uma medalha em casa. Em Santo Domingo-2003, também brigou pelo pódio, mas chegou na quinta posição.

Ciclista desde os 15 anos, a mineira também havia experimentado ginástica, atletismo e natação, mas foi sobre duas rodas que ela encontrou sua vocação. Porém, em 1998, seu amor pelo ciclismo foi posto à prova, quando em uma competição de downhill, a mineira sofreu uma séria fratura na perna esquerda e ficou mais de um ano longe das pistas.

Centrada e persistente, Jaqueline Mourão optou por se dedicar à preparação aeróbica, praticando triatlo, duatlo e corrida de rua. Em seguida, acrescentou atividades na neve em sua gama de esportes e disputou a prova de 10 km no estilo clássico de esqui cross-country, nas Olimpíadas de Inverno de Turim em 2006, sendo a primeira brasileira a participar das duas versões dos Jogos Olímpicos.

Do mesmo modo como se dedica à carreira de atleta, Jaqueline também domina a área acadêmica. Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, a ciclista fez mestrado em Treinamento Esportivo na mesma instituição. Fora do Brasil, realizou estágio como assistente técnica e depois como Treinadora no Centro Mundial de ciclismo, na Suíça.

A vaga para os Jogos de Pequim foi conquistada com certa tranqüilidade. Jaqueline se sagrou campeã brasileira de mountain bike ao vencer de ponta a ponta a última perna da competição, realizada na cidade catarinense de São Bento do Sul, em 13 de julho. A ciclista obteve 100% de aproveitamento na seletiva nacional conquistando 250 pontos, contra 214 de sua concorrente direta, Érika Gramiscelli. “Foquei a prova como um filme, visualizei o objetivo e o conquistei. Esse é o foco da psicologia esportiva”, completou Jaqueline, que agora foca diretamente sua preparação para Pequim.

Para os Jogos, sua meta é melhorar sua marca na Olimpíada anterior: “O objetivo é esse, melhorar sempre. E um top 10 na China seria fantástico”, arremata Jaqueline.