UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Ciclismo

Luciano Pagliarini

Incomodado por uma pedra no rim durante os Jogos, Pagliarini teve que adaptar o selim da bicicleta para correr a prova.

Data de nascimento
18/04/1978
Local de nascimento
Arapongas (PR)
Residência
Treviso (ITA)
Peso e altura
68 kg / 1,74 m
Prova
Estrada
Participação em Pequim
90º

Um dos mais conceituados ciclistas brasileiros, Luciano Pagliarini desempenhou o papel de coadjuvante em Pequim e ajudou o compatriota, vizinho e colega de treinos Murilo Fischer a alcançar a melhor marca do ciclismo brasileiro em Olimpíadas, com um 20º lugar.

Pagliarini começou cedo seu contato com a bicicleta. Pedalando desde os três anos, disputou suas primeiras competições com oito anos, por diversão, e faturou seus primeiros troféus.

Ainda adolescente, passou a se dedicar ao mountain bike, tornando-se campeão paranaense aos 15 anos. Logo em seguida, após ganhar uma bicicleta de estrada, decidiu destinar parte de seu tempo à nova categoria. Colecionou medalhas com a seleção júnior de estrada e, aos 18 anos, já foi convocado para a seleção principal.

Em ascensão, Pagliarini assinou seu primeiro contrato profissional com a Caloi e, depois de dois anos, tornou-se ciclista da italiana IMA, pertencente a uma espécie de categoria de acesso européia. O profissionalismo ocorreu em 2000. A Lampre, também da Itália, foi sua primeira grande equipe estrangeira.

Nos dois primeiros anos a adaptação foi difícil, mas em 2003 ele se destacou ao triunfar em três etapas consecutivas da Volta da Malásia, um recorde na competição. Hoje na famosa Saunier Duval, o ciclista corre nas maiores provas da modalidade, como o Giro da Itália.

Em Pequim, o medalhista de bronze no Pan do Rio conseguiu apagar o mau desempenho de Atenas-2004. Principal ciclista brasileiro, ele teve um pneu furado durante a prova e abandonou após perder muito tempo para consertar a bicicleta. "Em Atenas, demoraram uns 40 segundos para trocar o pneu. No ciclismo isso é muito tempo".

O azar não abandonou o paranaense quatro anos depois na China. Poucos dias antes da prova de estrada, Pagliarini sentiu dores e foi diagnosticado com uma pedra no rim esquerdo. O jeito foi adaptar o selim arrancando um pedaço do assento para aliviar o contato com a região dolorida. Com a improvisação, o ciclista conseguiu terminar a prova na 90ª colocação cravando 7h08min27s.