UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

16/09/2008 - 23h24

Final da maratona da classe T54 é decidida por um centésimo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Assim como nas Olimpíadas, a grande atração do atletismo dos Jogos Paraolímpicos é a maratona. Na decisão da classe T54, a disputa foi emocionante tanto na categoria masculina quanto na feminina, ambas vencidas por apenas um centésimo. A Austrália ficou com a medalha de ouro no masculino, com Kurt Fearnley, e a Suíça com o primeiro lugar no feminino, com Edith Hunkeller.

Entre os homens, a disputa foi muito acirrada e decidida apenas na linha de chegada. Fearnley levou a medalha de ouro "na foto" contra o japonês Hiroki Sasahara. O sul-africano Ernst Dyk completou o pódio com a medalha de bronze.

Já entre as mulheres, Hunkeller também precisou da mediação dos juízes para saber que era primeira colocada, um centésimo de segundo à frente da norte-americana Amanda McGrory. Sandra Graf, da Suíça foi a terceira.

Maior vencedora do atletismo paraolímpico de Pequim, a China não chegou nem perto do pódio em nenhuma das duas provas finais. Entre as mulheres, a chinesa mais bem colocada foi Wenjun Liu, em sexto. Pelo lado masculino, Jun Li ficou na 25ª colocação.

Na maratona para cadeirantes, da categoria T52, a Áustria foi quem levou a melhor com o atleta Thomas Geierspichler. Os japoneses Hyrokazu Ueyonabaru e Toshihiro Takada completaram o pódio da modalidade nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

Compartilhe: