UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

09/09/2008 - 09h56

Antônio Tenório é tetracampeão paraolímpico em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
O judoca brasileiro Antônio Tenório conquistou um feito espetacular nesta terça-feira nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Com a vitória por ippon sobre Karim Sardarov, de Azerbaijão, pela categoria até 100 kg, ele levou a medalha de ouro, a quarta consecutiva na competição.

Após a vitória ele dedicou a medalha. "Para aqueles que torceram por mim, que sempre acreditaram, me apoiaram a chegar até aqui, eu dedico esta medalha de ouro", falou o tetracampeão paraolímpico. "Ela tem um pedacinho de cada brasileiro. Espero que o meu feito sirva de exemplo para os milhões de deficientes brasileiros", completou Tenório.

Em sua campanha rumo ao quarto ouro Tenório derrotou todos os seus quatros adversários por ippon, o golpe perfeito no judô.

Na luta final, que valia o ouro na Paraolimpíada de Pequim, ele derrotou Sardarov após três minutos e meio de combate, conquistando o primeiro lugar no pódio da competição disputada em solo chinês.

O judoca é o único atleta brasileiro tetracampeão paraolímpico e trouxe pela primeira vez nesta edição dos Jogos, a medalha dourada para o país. Paulista de 37 anos, estreou em Atlanta-1996, quando foi ouro na categoria até 86 kg, o peso médio na época.

Quatro anos mais tarde, Antônio tenório voltou a vencer em Sydney, agora na categoria até 90 kg. Em Atenas-2004, o judoca subiu de categoria (até 100 kg) e, novamente, esteve no lugar mais alto do pódio.

Perguntado sobre seu futuro, após participar da sua quarta paraolimpíada, o judoca brasileiro não deu pistas do que vai decidir. "Se eu vou parar ou não só o tempo dirá", afirmou Tenório.

*Atualizada às 10h54

Compartilhe: