UOL Paraolimpíadas 2008 Paraolimpíadas

09/09/2008 - 08h44

Ouro inédito coroa a bocha na Paraolimpíada de Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com um ouro e um bronze, o Brasil encerra sua participação individual na bocha nesta Paraolimpíada de Pequim, nesta terça-feira. Esta é a primeira vez que o país participa da competição na modalidade. No primeiro lugar do pódio ficou Dirceu Pinto, vencedor da final da categoria BC4 (para atletas com distrofia muscular) na China.

O brasileiro derrotou na decisão o atleta de Hong Kong, Yuk Wing Leung, pelo placar de 3 a 1. Ele iniciou muito bem a partida e contou com erro do adversário no final. "Estávamos esperando o adversário errar e demos sorte", afirmou Dirceu ao canal SporTv.

O país poderia fazer ainda a final da competição, se os dois brasileiros Dirceu Pinto e Eliseu Santos não se encontrassem na semifinal. Porém, Eliseu ganhou o bronze. "Isso é fruto de muito trabalho, e conseguimos duas medalhas para o país", explicou Pinto.

Já o medalhista de bronze ficou sem ação após a conquista. "Não tenho palavras. Vim para buscar a medalha e graças a Deus ela veio. Eu estou tremendo até agora. Para completar a felicidade o Dirceu ainda trouxe o ouro, foi cem porcento!", disse ele.

Dirceu Pinto não entrava para a decisão paraolímpica como favorito, mas acabou surpreendendo o rival asiático. Já na disputa pelo terceiro lugar, Eliseu derrotou o espanhol Jose Maria Dueso pelo tranqüilo placar de 7 a 1.

Compartilhe: