UOL Olimpíadas 2008 Notícias

03/09/2008 - 09h59

Clodoaldo desafia comitê e diz que mudança de classe não tira suas chances

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Ameaçado de ter que trocar de categoria devido a um protesto, o nadador Clodoaldo Silva afirmou nesta quarta-feira, em entrevista ao canal Sportv, que fará o teste de classificação funcional e que vai ganhar medalha mesmo competindo em uma classe superior.

Divulgação/CPB
Clodoaldo fará teste nesta quarta-feira por respeito aos seus companheiros
SAIBA MAIS SOBRE A NATAÇÃO
CHINA CONVOCA DEZ MIL POLICIAIS
SAIBA MAIS SOBRE PARAOLIMPÍADAS
O brasileiro acabou com a novela que durava alguns dias sobre se participaria ou não do exame que avaliará sua condição física. "Minha intenção é participar dos Jogos. Vou fazer o teste não por respeito ao Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), mas pelo respeito que tenho ao povo brasileiro e a meus companheiros", disse o nadador.

O nadador havia entrado com um processo na Corte Arbitral do Esporte (CAS) na tentativa de não se submeter a uma nova avaliação funcional, mas teve o pedido negado pelo órgão. O CAS entendeu que o assunto não é de competência da entidade, mas sim de responsabilidade do Comitê Paraolímpico Internacional.

Para Clodoaldo, subir de categoria não importa. O que deixa o brasileiro chateado é a rotina de testes pela qual ele tem passado. "A questão não é subir de categoria. Eu vou ganhar medalhas mesmo competindo na S5. A questão é que já passei por três avaliações e, em todas, eles consideraram minha deficiência estável".

Clodoaldo chegou a Pequim com um protesto de um país não revelado para que trocasse de categoria - passando da atual S4 para a S5, que engloba atletas com um nível de deficiência menor. O nadador chegou a cogitar não participar dos Jogos, mas revelou que pelos companheiros de esporte mudou sua decisão. "Nunca deixei os meus companheiros na mão, e não vai ser agora que vou fazer isso".

O teste de Clodoaldo está marcado para às 23h desta quarta-feira (horário de Brasília, 10h de quinta em Pequim). O nadador será avaliado por médicos do IPC, que indicará se o brasileiro continua na categoria S4, na qual ganhou seis medalhas de ouro na última Paraolimpíada, em Atenas-2004, ou muda para a classe S5.

*Atualizada às 12h31

Compartilhe: