UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/09/2008 - 09h04

Em campanha para 2016, Cabral minimiza violência do Rio

Por Pedro Dias Leite e Raphael Gomide
Da Folhapress
Em Londres e No Rio de Janeiro
Em campanha pela Olimpíada de 2016 no Rio, o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) disse nesta segunda-feira em Londres que a violência é um problema "como em qualquer lugar" e comparou a situação à de Chicago, um das rivais do Rio, e a da própria e Londres, que receberá os Jogos em 2012.

Crédito
Apresentação alusiva à candidatura do Rio em Pequim; violência é ponto negativo
CLODOALDO SILVA ADIA TESTE
MAIS NOTÍCIAS DE OLIMPÍADAS
"Claro que temos um problema, como em qualquer lugar. O governador de Illinois disse que está muito preocupado com a violência em Chicago. Vi no jornal a violência em Londres. Temos problemas, mas os estamos enfrentando", disse Cabral em entrevista a jornalistas brasileiros e estrangeiros para falar da candidatura.

No período de 12 meses entre julho de 2007 e julho de 2008, houve 163 homicídios em Londres - contra 2.336 homicídios dolosos na cidade do Rio, além de 902 autos de resistência, como são denominadas as mortes em supostos confrontos entre policiais e criminosos.

A segurança do Rio, apesar de ter melhorado em relação a candidaturas anteriores, foi um dos pontos fracos na disputa. Foi a nota mais baixa (4,6) entre todas de todas as cidades na votação.

"O crime em algumas partes do Rio é encarado como uma preocupação à segurança do público que for aos Jogos", relatou informe do Comitê Olímpico Internacional.

Um dos responsáveis pela campanha Rio-2016, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, disse que a cidade não quer ganhar os Jogos por "favor nem por presente, mas pelos méritos". "Sou político, estou acostumado a pedir votos", completou Cabral.

Tendo feito outras três tentativas, o Rio passou pela primeira vez à fase final, no último lugar entre as quatro finalistas. As demais cidades na fase final são Chicago, Tóquio e Madri. Uma nova avaliação deve ficar pronta até fevereiro do ano que vem, e a vencedora será anunciada em 2 de outubro de 2009.

Nuzman lembrou que a América do Sul tem 400 milhões de habitantes e é o único continente a jamais ter recebido uma Olimpíada. Os outros países na final já tiveram Jogos de verão ou de inverno: EUA (6), Japão (3) e Espanha (1).

Um dos principais trunfos enfatizados pela campanha Rio-2016 foi a realização do Pan, no ano passado, e a Copa do Mundo de 2014. Nuzman argumenta que 56% de toda a estrutura para os Jogos já está pronta, 25% serão temporários e faltariam apenas 20% por fazer. Mas a matemática leva em conta apenas os locais do Jogos, não a infra-estrutura da cidade.

Cabral vai passar a semana em Londres, com cinco secretários estaduais, além de assessores e representantes do setor empresarial do Estado. Criticado por suas constantes viagens, Cabral fez questão de mostrar uma agenda cheia, com uma série de reuniões todos os dias.

À tarde, o governador e sua comitiva visitariam o lugar onde estão sendo construídos os equipamentos para os Jogos de Londres, em uma das partes mais pobres da cidade.

Compartilhe: