UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/08/2008 - 08h37

De férias, medalhistas olímpicos aproveitam chance de exposição

Roberta Nomura
Em São Paulo
O encerramento de um ciclo olímpico significa o início de um novo período de preparação para a disputa seguinte. Os medalhistas brasileiros, no entanto, pretendem aproveitar os meses subseqüentes para descansar e garantir a alta exposição na mídia.

Zé Paulo Cardeal/TV Globo/Divulgação
Medalhista em Sydney e Pequim, judoca Tiago Camilo se acostumou com assédio
Zé Paulo Cardeal/TV Globo/Divulgação
Campeão olímpico, nadador César Cielo curte a fama após a conquista em Pequim
A TRILHA SONORA DOS OUROS
OUTRAS NOTÍCIAS DE OLIMPÍADAS
Mais badalado entre os atletas que trouxeram medalhas para o Brasil, César Cielo já participou de programas de TV, rádio e até de desfile. O maior interesse no nadador é justificado pelo valor das conquistas em Pequim: além do bronze nos 100 m livre, ele garantiu o primeiro ouro da natação brasileira em Olimpíadas ao vencer os 50 m livre.

"Como não estou treinando, deixei minhas férias para este reconhecimento. É importante este espaço que estou conquistando. Fui jantar e não me importei que as pessoas foram me interromper para me parabenizar. Estou curtindo a fama", disse Cielo, que passou os últimos três anos na pequena cidade de Auburn, nos Estados Unidos, longe de qualquer assédio brasileiro.

A constante exposição na mídia vai ajudar em possíveis projetos de patrocínio para o nadador. "Estou procurando com tranqüilidade, porque quero algo em longo prazo. A idéia é fechar contrato de janeiro de 2009 até a Olimpíada de 2012", revelou o atleta.

Prata em Sydney-2000, Tiago Camilo já está mais acostumado com a intensidade de eventos após conquistas importantes. Campeão mundial e bronze nos Jogos de Pequim, o judoca encara com mais naturalidade a badalação.

"Agora é o momento de refletir e planejar o futuro. Como estou de férias, é normal que esteja mais disponível e acessível. Quando está concentrado nos treinos é mais difícil expor o que pensa, porque pode atrapalhar. Com o nome em evidência é bom passar o que a gente tem de positivo e mostrar o sucesso, porque tem muito brasileiro que se espelha em nós", explicou.

Os últimos quatro meses de 2008 estão reservados para o descanso em família e um ritmo mais leve de treinamento. Nenhum dos dois medalhistas olímpicos deve participar de competições importantes neste ano.

"Está cedo para pensar em grandes torneios. Minha preocupação para o fim deste ano é manter a forma e não adotar uma rotina pesada de treino. Fiquei muito tempo fora e quero aproveitar minha família e meus amigos", falou Cielo.

Compartilhe: