UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/08/2008 - 06h14

França bate a zebra Islândia e conquista ouro inédito no handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
França e Islândia fizeram neste domingo uma final inédita no handebol masculino, nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os franceses, com mais tradição na modalidade, mantiveram o favoritismo e conquistaram a medalha de ouro com o placar de 28 a 23.

Philippe Huguen/AFP
Franceses fazem muita festa pelo ouro inédito conquistado nos Jogos de Pequim
Philippe Huguen/AFP
Islandeses conquistam um resultado histórico, mas sentem a derrota na final
TUDO SOBRE O ESPORTE
VEJA COMO FORAM OS CONFRONTOS
ESPANHA LEVA O BRONZE EM PEQUIM
LEIA MAIS SOBRE OS JOGOS
QUADRO DE MEDALHAS
MAIS FOTOS DAS FINAIS
A Islândia entrou em quadra neste domingo já com o mérito de ter feito a sua melhor campanha na história dos Jogos Olímpicos. O time chegou a um pódio olímpico pela primeira vez. Na primeira fase, os islandeses não se destacaram, se classificaram apenas com a terceira colocação do Grupo B - seis pontos, com duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Nas quartas-de-final, a Islândia fez uma verdadeira batalha contra a Polônia, mas acabou vencendo no fim pelo placar de 32 a 30. Na fase seguinte, os islandeses também fizeram um jogo muito disputado contra a seleção espanhola, quando ganharam por 36 a 30 e se credenciaram à grande final.

Por outro lado, os franceses, com mais tradição no esporte, passaram às finais com a melhor campanha do seu grupo. A seleção da França somou nove pontos, com quatro vitórias e um empate. Eles passaram pela Rússia, nas quartas-de-final, com o resultado de 27 a 23. Na semi, a França derrotou a atual campeã Croácia por 25 a 23.

Em Pequim, as duas equipes reeditaram a disputa pelo bronze nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Na ocasião, os franceses se deram melhor e levaram a medalha.

O jogo começou parelho, com a Islândia fazendo de tudo para conter o forte e habilidoso ataque francês e conseguiu, até o placar chegar em 5 a 5. Daí em diante, os franceses exploraram os contra-ataques e aproveitaram a falta de eficiência do poderio ofensivo adversário.

A França fechou o primeiro tempo com cinco pontos à frente no placar, 15 a 10, com destaque para Nikola Karabatic, que fez quatro gols em quatro arremessos. Pelo lado islandês, Arnor Atlason teve o melhor aproveitamento com três gols em cinco tentativas.

Na segunda etapa, a Islândia voltou à quadra para tentar o tudo ou nada. Sem pressão alguma, os islandeses conseguiram apertar no placar, mas a França já tinha uma boa vantagem para apenas controlar o jogo e vencer por 28 a 23.

Compartilhe: