UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/08/2008 - 04h20

Espanha vence campeões de Atenas-2004 e leva o bronze no handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em quadra estavam os campeões olímpicos em Atenas-2004 e o melhor jogador do mundo Ivano Balic. Ainda assim, a Espanha não se intimidou e, em uma partida equilibrada, venceu a Croácia por 35 a 29 neste domingo, levando a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos.

Philippe Huguen/AFP Photo
O goleiro David Barrufet é arremessado pelos companheiros em vitória espanhola
POLÔNIA EM QUINTO
VEJA PÁGINA DA MODALIDADE
ENTENDA O ESPORTE
MAIS FOTOS DAS FINAIS
Derrotados pela rival França na semifinal, a Croácia chegou a Pequim como uma das favoritas ao ouro, e entrou em quadra neste domingo para não voltar para casa de mãos vazias. Em sua semifinal, a Espanha foi derrotada pela Islândia, por 36 a 30.

Ao longo de todo o primeiro tempo, nenhuma das duas equipes conseguiu abrir vantagem no placar. Os espanhóis centraram seu ataque principalmente na força física do pivô Carlos Prieto, que marcou três vezes em quatro tiros ao gol. As penalidades de dois minutos cometidas pela Espanha no final da parcial, entretanto, permitiram que a Croácia respirasse ao final do primeiro tempo. Os croatas terminaram em vantagem de dois gols, 14 a 12.

A Espanha voltou melhor no segundo tempo, principalmente na defesa. Em rápidos contra-ataques virou a partida ainda nos primeiros minutos da segunda parcial. Do outro lado, Ivano Balic, eleito o MVP do último campeonato mundial, em 2007, distribuía muito bem a bola no ataque croata, impedindo que a virada espanhola fosse ainda mais catastrófica.

A dez minutos do final da partida, a Espanha abre quatro pontos sobre os croatas, 28 a 24. Sob pressão de correr atrás do placar na decisão do bronze, os ex-campeões olímpicos apertaram a marcação. A mudança de atitude, contudo, não surtiu efeito, pelo contrário. A Espanha, em um ótimo segundo tempo de Carlos Prieto e de Juan Garcia (cada um terminou com sete gols na partida), foi eficiente no ataque ao final da partida e conquistou a medalha de bronze com 35 a 29.

Compartilhe: