UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/08/2008 - 01h34

Rússia conquista pela 3º vez consecutiva o ouro por equipes na ginástica rítmica

DO UOL Esporte
Em São Paulo
A ginástica rítmica encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim neste domingo, no Ginásio da Universidade de Tecnologia de Pequim, encantando o público com a plasticidade dos movimentos de suas atletas em duas elegantes performances na prova geral por equipes: cinco cordas e duas maças com três arcos.

Lluis Gene/AFP
Conjunto russo ganha sua 3º medalha consecutiva na ginástica por equipes
Reuters
As russas conquistam a 3º medalha de ouro com a maior nota 35,550
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
QUADRO DE MEDALHAS DA RÚSSIA
VEJA FOTOS DA FINAL POR EQUIPES
O conjunto russo, que domina a modalidade, conquistou a medalha de ouro executando uma brilhante apresentação, com sincronismo e perfeição. Este é o terceiro pódio consecutivo do conjunto russo na prova por equipes - eles também levaram ouro em Atenas-2004 e Sydney-2000, que conquistou a nota 17,750 na prova de 5 cordas e 17,800 na prova duas maças com três arcos. Ambos resultados a colocaram na primeira colocação com 35,550 pontos.

A surpresa na disputa pela medalha ficou por conta das equipes de Belarus, que foi para a final como a primeira colocada da fase eliminatória e a China, que não estava cotada entre as melhores, mas que vinha obtendo bons resultados em provas internacionais.

Nona colocada no Mundial de 2007, a China conquistou sua primeira medalha olímpica na prova de grupos da história da modalidade. Os chineses levaram a prata com 35,225 pontos no total. A medalha de bronze ficou com o conjunto de Belarus, que cometeu alguns erros na prova de duas maças com três aros fazendo 34,900 no total.

Medalha de prata de Atenas, o conjunto italiano ficou em quarto e a equipe da Bulgária, medalha de bronze em Sydney,ficou apenas com o quinto lugar, obtendo a nota geral de 33,550. O conjunto ucraniano ficou apenas com a oitava colocação.

Compartilhe: