UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/08/2008 - 04h35

Seleção ignora uniforme do COB em premiação do futebol

Bruno Freitas
Em Pequim (China)
Bruno Império
Em São Paulo
Medalhistas de bronze do futebol nos Jogos de Pequim, os brasileiros participaram neste sábado da festa da Argentina, bicampeã olímpica graças à vitória sobre a Nigéria por 1 a 0 no estádio Ninho de Pássaro. No pódio, a equipe nacional exibiu a vestimenta tradicional, ao invés da roupa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A seleção subiu ao pódio com o escudo da CBF tapado por esparadrapos, sem o uniforme oficial da delegação do país na China, acatado para deslocamentos na Ásia durante os Jogos. A vestimenta oficial do COB é fornecida pela Olympikus. Já a CBF recebe material esportivo da Nike.

"A determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI) é de que apenas as bandeiras nacionais ou o símbolo dos comitês esportivos nacionais estampem os uniformes. Eles tamparam o escudo da CBF. Então está tudo certo", afirmou Marcus Vinicius Freire, chefe da missão brasileira em Pequim.

Alguns dos campeões argentinos, porém, ignoraram a determinação e apareceram no pódio com o distintivo da AFA (Associação de Futebol da Argentina).

O Brasil usou o distintivo da CBF apenas no primeiro jogo das Olimpíadas, arcando conscientemente com a multa de US$ 1 mil, prevista no congresso técnico antes dos Jogos.

Em seguida, a CBF decidiu acatar a regulamentação olímpica, depois da intervenção do Comitê Olímpico Brasileiro, que alegou que o descumprimento da norma poderia ferir os interesses da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos de 2016.

Neste sábado, a organização dos Jogos não soube informar se o descumprimento da regra na cerimônia de premiação prevê multa à federação envolvida.

Os jogadores da seleção chegaram ao local da final na manhã deste sábado, depois da viagem de duas horas desde Xangai, onde o time de Dunga bateu a Bélgica por 3 a 0 na sexta na disputa pelo bronze.

Compartilhe: