UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 13h49

Após ouro, Maurren é escolhida para porta-bandeira no encerramento

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Maurren Maggi será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Pequim. A festa, marcada para as 9h (horário de Brasília) de domingo, põe fim os Jogos da China de 2008.

Maurren conquistou nesta sexta a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 7,04 m. O primeiro lugar é inédito para as mulheres em uma prova individual.

O convite partiu do Comitê Olímpico Brasileiro depois do pódio de Maurren. Para a atleta, Pequim é uma cidade especial. "Fui campeã no salto em distância e prata no revezamento 4x100m e nos 110 m com barreiras na Universíade, em 2001. Agora conquisto a medalha de ouro olímpica e vou carregar a bandeira brasileira no encerramento dos Jogos. Estou muito feliz", afirmou.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, justificou a escolha. "É uma forma de homenagear a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro individual nos Jogos Olímpicos e também de simbolizar o reconhecimento do COB à performance das nossas atletas em Pequim", explicou Nuzman.

Nestas Olimpíadas, a judoca Ketleyn Quadros já tinha quebrado o tabu de conquistar uma medalha feminina em prova individual. O bronze da atleta na categoria até 57 kg quebrou a escrita. A brasiliense, porém, já voltou ao Brasil e não estará na festa final organizada pelos chineses.

Na cerimônia de abertura, o velejador Robert Scheidt foi encarregado da bandeira brasileira. Na China, ao lado de Bruno Prada, ele ficou com a medalha de prata. Em 2004, Gustavo Borges foi quem carregou a bandeira no fechamento das Olimpíadas.

Compartilhe: