UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 13h13

EUA se vingam da Argentina e reencontram a Espanha na final

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Sem o seu principal astro Manu Ginobili, que se lesionou no início da partida, a Argentina não conseguiu superar o maior volume de jogo dos Estados Unidos, que venceram por 101 a 81 e conseguiram voltar à disputa da final do basquete masculino dos Jogos Olímpicos após duas edições.

LANCES DA SEMIFINAL
AP Photo/Eric Gay
Logo no início da partida, o astro Manu Ginobili deixou a quadra lesionado...
AP Photo/Eric Gay
...mas o ala-pivô Luis Scola (e) não decepcionou, apesar da derrota...
EFE/Jes?s Diges
...que deixou o time de Bryant na final do basquete masculino contra a Espanha
VEJA FOTOS DA PARTIDA
ESPANHA SE GARANTE NA FINAL
QUEM VENCERÁ A FINAL?
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
VEJA A TABELA DO BASQUETE
A vitória teve um gosto de vingança para os norte-americanos, que perderam justamente para os argentinos nas semifinais de Atenas-2004. Naquela ocasião, a Argentina foi a campeã olímpica ao vencer a Itália na final.

Os Estados Unidos chegam invictos para a decisão, e voltam a encarar a Espanha em Pequim. Na primeira fase, vitória fácil dos norte-americanos por 37 pontos de diferença.

Já para os argentinos resta a motivação para a disputa do bronze contra a Lituânia, que foi derrotada pela Espanha nas semifinais.

O destaque dos Estados Unidos foi o ala Carmelo Anthony com 21 pontos, a grande maioria de lances livres (acertou 13 dos 13 que teve na partida). Pelo lado argentino, Luis Scola foi soberano, com 26 pontos e 11 rebotes.

Sob os olhares do eterno ídolo do futebol argentino Diego Armando Maradona, que também prestigiou o bronze das 'leonas' do hóquei na grama, a Argentina sucumbiu aos Estados Unidos no primeiro quarto, talvez como reflexo da saída de Ginobili do time. O placar de 30 a 11 resumiu este panorama.

A estratégia da Argentina de fazer uma marcação zona, que não tinha funcionado até então, passou a dar certo graças aos sucessivos erros da linha dos três pontos dos Estados Unidos e a grande atuação do ala-pivô Luis Scola, que dominou o garrafão. Por isso, os argentinos reduziram a vantagem para nove pontos (49 a 40).

Após o intervalo, os norte-americanos passaram a atuar de uma maneira diferente, com passes rápidos e arremessos de curta distância, o que aumentou a diferença da partida para 78 a 64 ao final do terceiro quarto.

No quarto e último período, o melhor banco de reservas dos Estados Unidos somada a ausência de Ginobili foram decisivos para a consolidação da vitória norte-americana. Mas com muita garra e com o apoio da torcida, a Argentina mostrou que os Estados Unidos não estão tão soberanos assim nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Compartilhe: