UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/08/2008 - 10h56

Espanha vence Lituânia e avança à final do basquete masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em jogo muito parelho, com várias alternâncias no marcador, a Espanha fez valer a força do elenco atual campeão mundial e derrotou a Lituânia por 91 a 86 nesta sexta-feira pela semifinal do basquete masculino dos Jogos Olímpicos.

Os espanhóis, agora, aguardam o resultado do jogo entre Estados Unidos e Argentina, que será disputado logo em seguida, para definirem o adversário da grande decisão. Já os lituanos amargam sua quinta desclassificação consecutiva em semifinais olímpicas e esperam seu adversário na decisão pelo bronze.

A Espanha pode ter a chance de voltar a encontrar o selecionado norte-americano. Na primeira fase, os Estados Unidos não tomaram conhecimento dos espanhóis ao vencerem por 119 a 82, única derrota do time de Pau Gasol até aqui.

O ala-pivô dos Los Angeles Lakers, por sinal, foi o destaque da vitória espanhola, ao anotar 19 pontos e pegar cinco rebotes. Pelo lado do selecionado lituano, Simas Jasaittis e Sarunas Jasikevicius, com 21 pontos, foram os cestinhas.

O primeiro quarto começou parelho. A Espanha tinha o domínio, mas não conseguia abrir distância no marcador, por isso venceu pro apenas dois pontos no final.

Com um bom desempenho no fim do segundo quarto, a Lituânia virou a partida e foi para o intervalo dois pontos à frente (42 a 40).

O jogo continuou bastante parelho, e a Lituânia conseguiu abrir mais dois pontos no terceiro quarto (66 a 62). No último, porém, o jogo da Espanha voltou a funcionar, e o time de Pau Gasol virou o marcador e venceu a partida por 91 a 86.

Com a presença já garantida da Espanha, a final olímpica de basquete masculino está marcada para as 03h30 (horário de Brasília) de domingo. Um pouco antes, à 1h, a Lituânia decide o bronze com o perdedor da segunda semifinal.

Compartilhe: