UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/08/2008 - 06h22

Cavalo é pego em exame antidoping, e brasileiro está fora da final

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A divulgação da lista de participantes da final individual do salto nos Jogos de Pequim, que estava agendada para as 8h15 desta quinta-feira (horário de Brasília), provocou surpresas e apresentou duas importantes alterações para a delegação brasileira. Bernardo Alves, que se classificou na 27ª colocação, não aparece no rol e não disputará a decisão pois teve seu cavalo flagrado no exame antidoping.

Mike Clarke/AFP
Chupa Chup com seu cavaleiro Bernardo Alves em prova dos Jogos em Hong Kong
PERFIL DO BRASILEIRO
MAIS DA MODALIDADE NOS JOGOS
A montaria do brasileiro, Chupa Chup, foi submetida a um tratamento com um gel para massagem. O exame laboratorial realizado pela FEI (Federação Eqüestre Internacional), porém, indicou a presença da substância capsaicina, qualificada como um agente que provoca hipersensibilidade.

Segundo um comunicado da FEI, a delegação brasileira foi informada do resultado do teste por volta das 14h (3h no horário de Brasília).

Outros três conjuntos foram retirados da final pelo mesmo motivo, entre eles o do norueguês Tony André Hansen, que se classificou em primeiro lugar após a terceira e última eliminatória. Além desse, ainda ficaram fora a alemã Christian Ahlmann e o irlandês Denis Lynch.

Procurado pela reportagem do UOL Esporte, Maurício Manfredi presidente da CBH e chefe de equipe do hipismo brasileiro na China, limitou-se a dizer que a ausência de Alves se devia a um problema com o cavalo, mas não entrou em detalhes.

Em declaração divulgada pela CBH, Bernardo Alves lembrou que o produto usado em Chupa Chup não tem venda restrita. "Este gel é comprado em qualquer selaria, ele é usado como medicina preventiva e não modifica, não altera e não melhora a performance de nenhum animal", explicou o cavaleiro, resignado com a decisão da FEI. "Estou muito triste porque era um sonho participar de uma final em Olimpíadas. Continuarei batalhando para voltar a representar o Brasil outras vezes em Jogos Olímpicos".

Segundo a FEI, uma contraprova será realizada o mais rápido possível, embora ainda não tenha data e horário agendados. Divulgados os resultados deste segundo teste, um painel será formado por três membros da Federação para avaliar os exames e definir os próximos passos a serem tomados, sejam eles sanções ou uma revisão dos resultados da final de saltos, no caso de algum dos ginetes ser absolvido.

Camila Mazza ganha vaga

Com a ausência dos quatro conjuntos, a brasileira Camila Mazza será uma das beneficiadas e entrará na decisão. Ela e a montaria Bonito Z ficaram no 38º lugar nas eliminatórias, quando 35 grupos avançaram para a decisão.

O mexicano Alberto Michan também ficou com uma das vagas. Já o guatemalteco Juan Andrés Rodríguez e o venezuelano Pablo Barrios não poderão utilizar sua condição de reservas por motivos distintos. Dessa maneira, a decisão contará com 34 conjuntos, e não 35, como o previsto.

A participação de Rodrigo Pessoa e a montaria Rufus está confirmada. O atual campeão olímpico passou à final em sétimo lugar.

Adiamento está descartado

Quanto à possibilidade de adiamento do evento devido à passagem do tufão Nuri por Hong Kong, onde são disputadas as provas de hipismo destas Olimpíadas, a organização descartou esta hipótese, ao menos por enquanto.

"Estamos acompanhando o avanço do Nuri, e a decisão, neste momento, é continuar a prova como previsto", afirmou Leo Jeffcott, veterinário delegado da FEI. "Não temos outra opção, já que amanhã o tufão estará mais próximo, então seguramente teremos sinal 8 [a partir do qual são paralisadas todas as atividades ao ar livre]".

*Atualizada às 08h44
Com agências internacionais

Compartilhe: