UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Divulgação
Alves tem duas medalhas em Pan na carreira

Bernardo Alves

Classificado para a prova individual, Bernardo não participou porque seu cavalo foi flagrado no doping por causa de um gel de massagem

Data de nascimento
20/11/1974
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
La Hulpe, Bélgica
Peso e altura
77 kg / 1,86 m
Prova
Salto
Participação em Pequim
10º por equipes/Eliminado no individual

Capsaicina. Foi por este nome complicado que Bernardo Alves não conseguiu disputar a final individual dos saltos nos Jogos Olímpicos de Pequim. Após ser submetido a um tratamento com um gel para massagem, o cavalo do saltador, Chupa Chup, foi flagrado no exame antidoping realizado pela FEI (Federação Equestre Internacional), apresentando a substância proibida, qualificada como um agente que provoca hipersensibilidade. Bernardo havia se classificado à final da prova na 27ª colocação, se juntando a Rodrigo Pessoa e Camila Mazza, que também haviam avançado.

O corte deixou o brasileiro triste, mas não tirou sua vontade de voltar a defender o país em outras edições olímpicas. "Estou muito triste porque era um sonho participar de uma final em Olimpíadas. Continuarei batalhando para voltar a representar o Brasil outras vezes em Jogos Olímpicos".

Como a maioria dos atletas do hipismo, a paixão de Bernardo Cardoso de Resende Alves começou já na sua infância em Belo Horizonte. Foi aos quatro anos, quando fazia um passeio próximo ao centro de treinamento eqüestre do Cepel, que Bernardo conheceu e se interessou pelo esporte.

Alguns meses depois, o mineiro começou a treinar no mesmo Cepel. Aos 8 anos ganhou seu primeiro título, campeão mini-mirim das escolas de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília; e aos 12 foi campeão brasileiro mirim.

Alves tem em seu currículo três participações em Jogos Pan-Americanos, sendo que em Winnippeg-99 e no Rio-2007 a equipe de salto brasileira, da qual ele fazia parte, conquistou a medalha de ouro. Em Santo Domingo-03 o resultado foi a medalha de bronze. No individual, Bernardo Alves conseguiu a sexta colocação no Pan do Rio de Janeiro, o terceiro melhor brasileiro atrás de Rodrigo Pessoa e Pedro Veniss.

Bernardo Alves é mais um integrante do extenso grupo de atletas de hipismo que mora fora do país. Sua mudança para a Europa aconteceu em 2001, quando passou três meses no manège de Nelson Pessoa, o Neco, na Bélgica. Lá, Bernardo aprimorou sua técnica, além de aprender muito com seu ídolo e amigo Rodrigo Pessoa.

Em 2008, além das Olimpíadas de Pequim, o cavaleiro participou do tradicional concurso internacional de Aachen, onde surpreendeu os organizadores com seu desempenho e foi eleito atleta revelação do evento.