UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 10h46

Kobe aparece, e EUA se garantem nas semifinais do basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo *
A Austrália tentou. Chegou a terminar o primeiro quarto com apenas um ponto de desvantagem no marcador. Mas os Estados Unidos deslancharam a partir do segundo período e, mais uma vez, não deram chances ao adversário. Com uma vitória por 116 a 85, e 25 pontos de Kobe Bryant, os norte-americanos alcançaram as semifinais do basquete nos Jogos de Pequim e enfrentam agora a Argentina, que venceu a Grécia por 80 a 78.

Após arrasarem todos os adversários do Grupo A na primeira fase, até mesmo a Espanha, que muitos apostavam que iria dar trabalho, os norte-americanos sofreram resistência da Austrália, principalmente no primeiro quarto do jogo.

Os australianos começaram desperdiçando os três primeiros ataques, enquanto os Estados Unidos pareciam um "rolo compressor" ao abrirem 15 a 7 nos cinco minutos iniciais.

Na outra metade, a Austrália melhorou na defesa e passou a fazer pontos no ataque, com destaque para Patrick Mills e Chris Anstey, que ajudaram a equipe a terminar apenas um ponto atrás dos Estados Unidos ao final do primeiro período: 25 a 24, a menor desvantagem que uma equipe conseguiu para os Estados Unidos ao final de um primeiro quarto em Pequim.

Para o segundo período, o técnico norte-americano Mark Krzyzewski mudou o jeito de sua equipe atuar. No ataque, ao invés dos chutes de fora, os Estados Unidos usaram as infiltrações como arma para vencer a defesa australiana.

Com esse estilo de jogo, Kobe Bryant apareceu mais na partida e anotou seis pontos em cinco minutos. Assim como ele, LeBron James ajudou os norte-americanos a voltarem a dominar o jogo e fechar o primeiro tempo em 55 a 43.

O que não aconteceu no primeiro tempo, passou a acontecer no segundo. Com um aproveitamento pífio da linha dos três nos dois quartos iniciais da partida - converteu três em 13 arremessos tentados - os Estados Unidos converteram três dos quatro primeiros chutes de fora do garrafão.

Os australianos demoraram quatro minutos para fazerem os primeiros pontos - os norte-americanos já tinham 14. Restando três minutos para o final do terceiro período, com o placar em 69 a 46, LeBron James, Kobe Bryant e Carmelo Anthony tinham, juntos, dois pontos a mais do que a Austrália.

No último quarto, mesmo com o jogo sob controle, a seleção norte-americana não diminuiu o ritmo e administrou a vantagem. A Austrália convertia de três dali e os Estados Unidos respondiam na mesma moeda.

Provando sua eficiência nos momentos de decisão, Kobe Bryant fez sua melhor partida na competição até o momento e terminou com 25 pontos. Pela Austrália, Patrick Mills fez 20 pontos, 12 deles no primeiro tempo.

* Atualizado às 13h

Compartilhe: