UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 12h54

Argentina vence a Grécia e reedita semifinal olímpica contra os EUA

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em jogo extremamente parelho e decidido no fim, a Argentina, atual campeã olímpica, venceu a Grécia por 80 a 78 nesta quarta-feira pelo basquete masculino em Pequim. A vitória deu aos Estados Unidos - que derrotaram a Austrália na partida anterior - a chance de reeditar a semifinal dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 neste ano.

Naqueles Jogos, o então Dream Team caiu diante da Argentina ao ser derrotado por 89 a 81. Agora, Kobe Bryant e cia. têm pela frente o time de Manu Ginobili, astro da NBA pelo San Antonio Spurs.

O grande destaque da vitória argentina contra a Grécia foi o ala Carlos Delfino, com 23 pontos, 13 deles no último quarto. Ginobili também não decepcionou, ao anotar 24 pontos. Pelo lado da Grécia, Antonios Fotsis foi o destaque com 17 pontos e 10 rebotes.

Em uma partida tão equilibrada, os detalhes fizeram a diferença em favor da Argentina. Delfino e Ginobili, juntos, anotaram 11 de 14 que a Argentina fez da linha dos três pontos - desempenho bem superior ao da Grécia (oito acertos).

A maior diferença obtida na partida foi de sete pontos para a Argentina, em dois tiros de três pontos de Delfino no último período. Mas logo em seguida a Grécia devolveu os dois arremessos e a vantagem voltou a ser somente de um.

As parciais de cada período traduziram o que foi a partida. A Grécia venceu o primeiro por 23 a 22, e empatou o segundo em 17. No terceiro, a Argentina ganhou por dois pontos, e venceu por um no quarto.

No minuto final, a partida foi emocionante. Em jogada individual, Ginobili driblou seu marcador e fez a cesta, abrindo cinco pontos a favor da Argentina (80 a 75). Mas a Grécia respondeu com um tiro de três, encostando no placar faltando pouco mais de trinta segundos.

Os argentinos desperdiçaram seu arremesso, faltando nove segundos. A Grécia saiu rápido no contra-ataque, e ainda teve um chute de três desperdiçado, que poderia ter definido a partida no último lance.

Compartilhe: