UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 05h23

Vacilante, Espanha bate Croácia e avança à semifinal no basquete

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A seleção espanhola masculina de basquete venceu a Croácia por 72 a 59 nesta quarta-feira e garantiu a primeira vaga nas semifinais do torneio olímpico, com uma atuação irregular na partida. Mesmo mantendo-se à frente no placar, os espanhóis, atuais campeões mundiais, permitiram diversas chances de reação ao time croata, que não soube aproveitar os momentos de vacilo do adversário.

CENAS DA PARTIDA EM PEQUIM
AP Photo/Dusan Vranic
A comemoração dos atletas espanhóis...
AFP PHOTO/FILIPPO MONTEFORTE
...contrastou com a decepção dos croatas
VEJA FOTOS DAS PARTIDAS
LITUÂNIA PÁRA YAO MING
VEJA A TABELAS DAS QUARTAS
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
O pivô Pau Gasol, principal estrela da Espanha, teve uma atuação discreta até o terceiro período, o que resultou em lentidão e ineficiência no ataque espanhol em alguns momentos do jogo. O time croata, por sua vez, encontrou dificuldades para vencer a forte defesa espanhola, demorando a concluir as jogadas ofensivas.

A Espanha abriu uma vantagem de 11 pontos no primeiro quarto. Nos períodos seguintes, o jogo foi mais equilibrado e os croatas chegaram a esboçar uma reação, aproveitando-se das falhas ofensivas da Espanha. O segundo e o último quartos da partida encerraram empatados.

Com uma marcação forte, no entanto, os espanhóis mantiveram a vantagem e garantiram a vitória no período final, quando Gasol voltou melhor e acabou como cestinha da partida, com 20 pontos marcados.

O time espanhol chega à semifinal com apenas uma derrota, na primeira fase, para a equipe dos Estados Unidos, favorita absoluta ao ouro olímpico. Na próxima fase, a Espanha enfrenta a Lituânia, que venceu a China por 94 a 68. A partida das semifinais entre as duas equipes acontece na sexta-feira, às 9h (horário de Brasília).

* Atualizado às 07h44

Compartilhe: