UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 05h37

Scheidt e Prada terminam o dia em oitavo na classe Star

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Os velejadores brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada terminaram o dia em oitavo lugar na classe Star, após as três regatas disputadas nesta segunda. A dupla havia terminado o dia anterior em sétimo no geral.

1ª MEDALHA FEMININA NA VELA
Adi Weda/EFE
 
Fernanda Oliveira e Isabel Swan venceram a regata da medalha da classe 470 nesta segunda e garantiram a medalha de bronze
LEIA MAIS SOBRE A CONQUISTA
VEJA AS IMAGENS DO FEITO
VELA ULTRAPASSA JUDÔ
QUAL CONQUISTA MAIS IMPORTANTE?
MAIS NOTÍCIAS SOBRE VELA
Os brasileiros começaram mal, com um nono e um décimo lugar, mas se recuperaram com uma segunda colocação. Após sete regatas disputadas na Star, os campeões mundiais têm 38 pontos perdidos e estão empatados com os neozelandeses Hamish Pepper e Carl Williams, que estão na frente por terem mais pontos descartados.

Apesar da boa intensidade do vento, que soprava de 8 a 13 nós em Qingdao nesta segunda, os brasileiros tiveram dificuldades na primeira prova e passaram por duas marcações em 15º lugar. Mas os brasileiros conseguiram se recuperar no último trecho e chegaram em nono, 1min59s depois dos neozelandeses Pepper e Williams, que venceram a regata.

Na prova seguinte, eles terminaram em décimo lugar, 1min11s atrás dos vencedores, os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom. Os brasileiros ficaram em 13º no início da prova, e só foram se recuperar no final, assim como na série anterior.

Na última regata do dia, os brasileiros tiveram um melhor começo e estiveram sempre entre os dez primeiros. Após passarem pela primeira bóia em sexto, eles ganhavam posições a cada marcação. Terminaram em segundo lugar, apenas 33 segundos atrás dos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson.

Faltando três provas antes da regata da medalha - que reúne só os dez primeiros e vale o dobro -, Scheidt e Prada têm 15 pontos de diferença para os líderes da classe, os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom.

"Um pouco é falta de sorte, outro tanto é falta de entrosamento com a raia. Até agora, tentamos adivinhar o que ia acontecer e o que pensamos acabou não acontecendo", justificou Scheidt após a série. "Os líderes não estão tão longe de nós. Se a gente tiver um dia todo velejando bem, entramos no bolo", explica o bicampeão olímpico da classe Laser.

A dupla brasileira volta à água nesta terça, a partir das 3h (horário de Brasília). A regata da medalha está marcada para quinta-feira, às 2h.

*Atualizada às 7h15

Compartilhe: