UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 05h14

Grécia vence, mas China também avança no basquete masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Grécia venceu a anfitriã China por 91 a 77 na última rodada da fase de classificação do basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim. A vitória garantiu aos gregos a passagem à próxima fase da competição com a terceira colocação do Grupo B. A China, mesmo com a derrota, também garantiu vaga nas quartas-de-final, ficando com a quarta posição do grupo.

Orestis Panagiotou/EFE
Grécia começou arrasadora no 1º tempo e soube administrar a vantagem até o final
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
VEJA FOTOS DA RODADA DECISIVA
AUSTRÁLIA VENCE INVICTA LITUÂNIA
SAIBA MAIS SOBRE A MODALIDADE
A Grécia não tomou conhecimento da China no primeiro quarto da partida. Os gregos contaram com os arremessos certeiros do armador Vasileios Spanoulis, que terminou o período com 11 pontos, quatro a menos que a pontuação total do adversário. Os erros chineses nos arremessos de três pontos - tentaram oito e não marcaram nenhum - e os rápidos contra-ataques gregos fizeram com que a diferença chegasse aos 12 pontos ao final do período inicial: 27 a 15.

O panorama não mudou no segundo período e a diferença só aumentou. A China, que chegou a dificultar os jogos para os favoritos Estados Unidos no primeiro quarto, e para a Espanha, perdendo apenas na prorrogação, falhou ao tentar diminuir a diferença para os gregos com as bolas da linha de três. Além dos erros nos arremessos, o astro Yao Ming não colaborou no primeiro tempo, terminando com apenas oito pontos. A vantagem que era de 12 aumentou para 22 pontos.

O que não funcionou na primeira etapa, começou a dar certo na segunda. Só no terceiro período, a China fez 30 pontos (oito de Ming), seis a mais do que conseguiu em todo primeiro tempo. Após quinze arremessos desperdiçados da linha de três, os chineses acertaram a mão e fizeram seis em oito no terceiro quarto. Apesar do ímpeto chinês e de ver a diferença diminuir, a Grécia fez 23 pontos e manteve o placar favorável em 69 a 54.

Valorizando mais o setor defensivo na última etapa, a Grécia soube como administrar a vantagem no último período. Enquanto Zhizhi Wang e Nan Li convertiam de três pontos, os gregos respondiam com Spanoulis, destaque da partida com 19 pontos e com Iouanis Bourousis, que também anotou 19 pontos, 12 deles no segundo tempo.

Compartilhe: