UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 02h36

Austrália surpreende e atropela a invicta Lituânia no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Austrália passou por cima da Lituânia nesta segunda-feira com um placar de 106 a 75 e garantiu passagem no Grupo A às quartas-de-final no basquete masculino. Com surpreendente facilidade, os australianos ficaram à frente do placar durante toda a partida, liderados por Andrew Bogut, cestinha do jogo com 23 pontos.

Crédito
Cestinha da partida com 23 pontos, Bogut sobe para tentar a cesta contra a Lituânia
VEJA FOTOS DA PARTIDA
RESULTADOS DO BASQUETE
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
A passividade da já classificada Lituânia na partida em nada lembrou a equipe que vinha de uma campanha invicta, com boas vitórias sobre Argentina e Croácia. Mesmo com suas principais estrelas em quadra, os lituanos não esboçaram reação diante da postura ofensiva da equipe australiana, que se impôs desde o início do jogo.

A Austrália conseguiu uma vantagem de 18 pontos logo no começo, abrindo 26 a 8 com um bom aproveitamento nos arremessos. Até o intervalo, a diferença chegou a 26 pontos e o segundo período foi encerrado com 55 a 29 a favor dos australianos.

O jogo seguiu desequilibrado no terceiro tempo. Os australianos mantiveram o domínio dos rebotes e encaixaram contra-ataques rápidos e eficientes, apostando em uma forte marcação para neutralizar as jogadas do armador Jasikevicius. Outro jogador anulado no time lituano foi Siskauskas, que marcou apenas 10 pontos nos 18min em que esteve em quadra.

Mesmo sem favoritismo, a equipe australiana, 9ª colocada em Atenas-2004, tem tradição de bons resultados em Olimpíadas. No confronto das quartas-de-final, tem grandes chances de pegar o forte time espanhol.

Os lituanos devem encerrar na segunda posição do grupo, caso se confirme a vitória da favorita Argentina sobre a Rússia no jogo marcado para as 11h (em Brasília) desta segunda-feira. A derrota da Lituânia eliminou os russos da competição.

Em outra partida do Grupo A, a Croácia bateu o Irã por 91 a 57 e também garantiu vaga nas quartas-de-final do torneio olímpico.

Compartilhe: