UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 08h52

Nadal bate González e coroa liderança do ranking com ouro olímpico

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O melhor tenista do mundo também é o medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim. A um dia de ser confirmado como o número um do ranking da ATP, Rafael Nadal mostrou grande forma para superar o chileno Fernando González na final por 3 a 0 (6-3, 7-6, 6-3) e levar a Espanha ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez no tênis.

Elise Amendola/AE
Nadal foi impecável para levar o ouro
Crédito
González obteve sua 3ª medalha olímpica
CONFIRA MAIS FOTOS DA PARTIDA
DEMENTIEVA VENCE NO FEMININO
CONFIRA AS CHAVES COMPLETAS
MAIS SOBRE O TÊNIS EM PEQUIM
Esta foi a décima medalha olímpica do país ibérico na modalidade. Antes, a Espanha já havia conquistado seis pratas e outros três bronzes. O Chile, por sua vez, obtém a sua quarta, sendo que três delas vieram por meio de González. Em 2004, ele conquistou o bronze no individual e o ouro nas duplas ao lado de Nicolás Massú (campeão da edição no simples).

Já confirmado na primeira colocação do ranking a partir desta segunda-feira, Nadal deve, inclusive, abrir boa vantagem para Federer na classificação. Ele receberá 400 pontos a mais pelo desempenho na China e chegará a um total de 6.700 contra apenas 5.930 do tenista suíço, que ficou com o ouro nas duplas ao lado de Stanislas Wawrinka.

O começo da partida deste domingo não poderia ter sido melhor para o espanhol. Com um forte ritmo nas trocas de bola e poucos erros, ele abriu 3 a 0 rapidamente. Depois disso, Nadal só precisou manter a seqüência nos saques para não ser pressionado e fechar o primeiro set sem grandes problemas.

Se o espanhol teve vantagem na primeira parte do duelo, o chileno soube igualar as ações no set seguinte. Com um desempenho impressionante, ambos os tenistas encheram os olhos da torcida com trocas de bola ofensivas e de muita precisão no set mais disputado da partida. No fim, valeu a consistência de Nadal, que errou menos no tie-break e venceu por 7 a 2.

Abalado pela perda do segundo set, González não voltou ao seu melhor nível e teve o serviço quebrado no quarto game. Era tudo o que o espanhol precisava. Mais confiante, o número um do mundo não teve grandes dificuldades para encerrar o set com vitória por 6 a 3 no set final.

Além da medalha de ouro, o triunfo serviu para desempatar um acirrado histórico de jogos entre os dois tenistas. Isso porque até este domingo, ambos já haviam se enfrentado seis vezes, com três vitórias para cada lado. No último duelo, Nadal já havia levado a melhor durante o Masters de Hamburgo em 2007.

Compartilhe: