UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 05h44

Dementieva ganha ouro no tênis com pódio soberano da Rússia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Rússia é dona do pódio olímpico no tênis feminino de simples com autoridade. Neste domingo, Elena Dementieva bateu a compatriota Dinara Safina por 2 a 1 (3-6, 7-5, 6-3) e levou a medalha de ouro em Pequim. De quebra, a também russa Vera Zvonareva venceu a chinesa Na Li na disputa pelo bronze por 2 a 0 (6-0, 7-5) e fechou o pódio com as cores branca, azul e vermelha.

PODER DA RÚSSIA NO TÊNIS
Phillipp Huguen/AFP
Dementieva foi melhor nos pontos finais
Behrouz Mehri/AFP
Safina começou bem, mas levou a virada
Behrouz Mehri/AFP
Russas celebram as primeiras colocações
OUTRAS FOTOS DAS PARTIDAS
CONFIRA A TABELA COMPLETA
VEJA MAIS NOTÍCIAS DE TÊNIS
A medalha de ouro deve render uma melhora considerável à posição de Dementieva no ranking da WTA. Como o campeonato olímpico garante 353 pontos para a vencedora, ela pulará da sétima para a quinta colocação, chegando aos 3.195. Já Safina cairá para o sétimo posto, com 3.077, atrás de Maria Sharapova.

Mesmo com as posições similares no ranking mundial, Dementieva sempre encontrou dificuldades ao enfrentar Safina. Pelo menos, é isso o que aconteceu até a final olímpica, já que a irmã de Marat Safin totalizava cinco vitórias contra apenas duas da medalhista de ouro. Neste domingo, porém, ela mostrou muito mais regularidade para triunfar.

No começo do confronto, o saque não foi uma arma muito confiável para as duas tenistas. Tanto, que nos quatro primeiros games houve quatro quebras de serviço, que deixaram o jogo parelho. Até que Safina finalmente conseguiu confirmar o saque duas vezes para abrir 5 a 2 de vantagem. Depois, ela só precisou manter a forma para fechar o primeiro set.

Diferentemente do início da partida, as russas começaram o segundo set com firmeza nos saques. Ao menos, a confirmação dos serviços durou até o quarto game, quando Dementieva conseguiu a quebra e depois sacou para abrir 4 a 1. Mesmo com a reação de Safina, ela teve melhor aproveitamento no fim e fez 7 a 5, forçando o set decisivo.

Aos poucos, as duas russas mostraram maior cansaço em quadra, principalmente pela longa seqüência de jogos em curto tempo nas Olimpíadas. Mais focada na partida, Dementieva foi melhor nos momentos decisivos e quebrou o serviço da rival no oitavo game. Com isso, ela só precisou mostrar firmeza no game seguinte para ficar com o primeiro lugar.

Zvonareva bate Na Li
Quem assistiu à disputa pela medalha de bronze olímpica não viu em quadra a mesma Na Li que chegou à semifinal e levou os chineses ao delírio com vitórias sobre rivais como a norte-americana Venus Williams. Melhor para Vera Zvonareva, que fez o que precisava para fechar o dia garantido a terceira bandeira russa no pódio.

Na Li não chegou nem perto de esboçar uma reação no primeiro set e levou sonoros 6 a 0. Já no segundo, a anfitriã melhorou seu jogo e aproveitou uma queda no ritmo da rival para ao menos se manter viva na disputa. Contudo, no fim valeu a persistência de Zvonareva, que fechou o jogo ao fazer 7 a 5.

Compartilhe: