UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 00h07

Zanza perde para pentacampeã mundial e é eliminada na luta

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Após um sorteio complicado na categoria até 72 kg, a única representante brasileira na luta livre em Pequim parou na pentacampeã mundial da classe. Depois de vencer sua estréia, Rosângela Conceição, a Zanza, não foi páreo para a japonesa Kyoko Hamaguchi, uma das favoritas ou ouro, e acabou derrotada nas quartas-de-final.

Oleg Popov/Reuters
Zanza fez boa luta na estréia e superou Olga Zhanibekova, do Cazaquistão
MAIS FOTOS DA MODALIDADE NO DIA
CALENDÁRIO COMPLETO DA LUTA
Zanza ainda esperava voltar a lutar na repescagem para tentar o bronze. Porém, como sua algoz foi derrotada na semifinal pela chinesa Jiao Wang, a brasileira foi eliminada da disputa olímpica.

Apesar do currículo de Hamaguchi, pentacampeã mundial, Zanza começou a luta muito bem diante da japonesa. Contudo, após um vacilo da brasileira na defesa, a asiática subiu sobre as costas de Rosângela e conquistou um ponto, necessário para lhe dar a vitória no primeiro round. A história se repetiu logo depois, quando sua adversária obteve nova queda e conseguiu o triunfo.

A brasileira teve uma ótima estréia nas Olimpíadas. Contra Olga Zhanibekova, do Cazaquistão, ela até teve problemas no primeiro round ao ser derrotada por 1 a 0. Mas logo depois se recuperou e, com um total de sete pontos e duas boas projeções, Zanza venceu sem maiores dificuldades.

Rosangela Conceição era uma judoca profissional que tentou a sorte na luta em 2003, sonhando em disputar uma Olimpíada. Reserva de Edinanci Silva em Atlanta-96, ela ficou famosa no ano passado ao se tornar a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos na modalidade, quando ficou com o bronze.

Atualizada às 00h49

Compartilhe: