UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Luta

Folha Imagem
Rosângela foi superada pela pentacampeã mundial

Rosângela Conceição

"Zanza", como é conhecida, venceu sua estréia em Pequim, mas depois foi derrotada a uma luta de alcançar a semifinal da chave

Data de nascimento
07/08/1973
Local de nascimento
São Leopoldo (RS)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
72 kg / 1,73 m
Categoria
até 72 kg
Participação em Pequim
eliminada na 2ª luta

Primeira mulher da luta a defender o Brasil em uma Olimpíada, Rosângela Conceição começou sua participação em Pequim da melhor forma possível. Diante de Olga Zhanibekova, do Cazaquistão, ela até teve problemas no primeiro round ao ser derrotada por 1 a 0. Mas logo depois se recuperou e com um total de sete pontos e duas boas projeções, Zanza venceu sem maiores dificuldades.

Já ns quartas-de-final, ela encarou uma das adversárias mais gabaritadas da categoria: a japonesa pentacampeã mundial Kyoko Hamaguchi. Após resistir bastante, a gaúcha não foi páreo para a asiática e acabou derrotada. Depois, Rosângela ainda esperava para retornar à repescagem, mas sua algoz perdeu a semifinal. Com isso, a brasileira foi eliminada.

Rosângela Conceição começou no esporte lutando judô por influência do irmão e foi assim que quase disputou sua primeira olimpíada. "Zanza", como também é conhecida, chegou a ir para Atlanta em 1996 na condição de reserva de Edinanci Silva, mas não entrou no tatame. Em 2003, ela partiu para a luta olímpica em busca de melhores resultados. Deu certo.

A lutadora gaúcha começou a escrever seu nome na história do esporte no ano passado ao conquistar a primeira medalha brasileira da luta olímpica entre mulheres. Rosângela foi bronze na categoria até 72 kg. Agora, em Pequim, será a primeira mulher a representar o Brasil nos Jogos.

Rosângela carimbou passaporte para a China durante o pré-olímpico de Edmonton, no Canadá. Ela iniciou a campanha vitoriosa batendo a romena Elena Diana Mudrag. Em seguida, a brasileira superou a egípcia Doaa Ahmed Maher, de virada.

A confirmação da vaga veio com a vitória sobre francesa Audrey Prieto Bokhashvili por 2 rounds a 0 (1 a 0, e 3 a 2).A brasileira só parou na decisão. Foi derrotada pela polonesa Agnieszka Wieszczek, uma de suas principais rivais nas Olimpíadas de Pequim, e acabou sem o título simbólico.

Pouco conhecida e apoiada, Rosângela Conceição não consegue viver somente do esporte. Estudante de Educação Física, dá aulas de lutas de contato, defesa pessoal e personal.