UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 23h15

Em chave complicada, Zanza vence a primeira na luta e vai às quartas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O sorteio da chave não ajudou a única representante brasileira na luta livre em Pequim. Mesmo assim, Rosângela Conceição, a Zanza, começou as Olimpíadas com o pé direito ao derrotar Olga Zhanibekova, do Cazaquistão, por dois rounds a um. Com o resultado, ela avança às quartas-de-final da categoria até 72 kg.

Agora, Zanza espera pela vencedora do combate entre a japonesa Kyoko Hamaguchi, pentacampeã mundial e campeã olímpica, e a russa Elena Perepelkina, vice-campeã mundial, para tentar avançar à semifinal.

Contra Zhanibekova, Rosângela começou muio tranqüila, apenas estudando a adversária e pagou por isso. Após 1min30s no primeiro round, ela recebeu uma punição por estar com postura defensiva e não se recuperou até o fim.

Precisando vencer o segundo round, Zanza foi para o ataque. A brasileira, no entanto, teve dificuldades com a mão esquerda da rival, que subia em cima da sua cabeça. No último segundo, o árbitro deu o ponto para Zhanibekova, que definiria o combate contra a gaúcha.

Entretanto, a decisão foi revista em vídeo logo em seguida, e o duelo voltou a ficar empatado no segundo round. Foi aí que Rosangela aplicou bela projeção, conseguiu os três pontos e levou a luta para o round decisivo. Bem preparada fisicamente, a brasileira aplicou nova queda e ficou na frente por um ponto. Depois, ela subiu às costas de Zhanibekova e obteve vitória tranqüila por 4 a 0 no round.

Rosangela Conceição era uma judoca profissional que tentou a sorte na luta em 2003 sonhando em disputar uma Olimpíada. Reserva de Edinanci Silva em Atlanta-96, ela ficou famosa no ano passado ao se tornar a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos na modalidade, quando ficou com o bronze.

Compartilhe: