UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 12h11

Apesar da má fase, Federer ganha ouro nas duplas em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Em meio a uma queda de rendimento aparente nas disputas de simples, que lhe custará inclusive a perda do título de número 1 do mundo, Roger Federer conseguiu neste sábado uma medalha de ouro nas duplas para a Suíça ao lado do seu compatriota Stanislas Wawrinka. Os suíços derrotaram na final do torneio olímpico de Pequim os suecos Thomas Johansson e Simon Aspelin por 3 sets a 1, com parciais de 6-3, 6-4, 6-7 (4-7) e 6-3. O bronze da competição ficou com a dupla norte-americana Bob e Mike Bryan, que venceu os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra.

Lavadeira Jr./EFE
Dupla suíça comemora o ouro em Pequim com a vitória sobre os suecos na final
DJOKOVIC GANHA BRONZE EM PEQUIM
SAIBA TUDO SOBRE TÊNIS
VEJA FOTOS DAS FINAIS
VEJA AS CHAVES
ACOMPANHE O CALENDÁRIO
Roger Federer não comemorava um título desde o Torneio de Halle, quando bateu o alemão Philipp Kohlschreiber, na final, por 2 sets a 0. De lá para cá, o suíço perdeu a decisão de Wimbledon para Nadal; foi eliminado na segunda rodada do Masters Series de Toronto para o francês Gilles Simon; nas oitavas de Cincinatti para o croata Ivo Karlovic; e, agora, nas Olimpíadas, para o norte-americano James Blake nas quartas.

A medalha é a segunda que a Suíça conquista em Jogos Olímpicos no tênis. A outra foi em 1992, em Barcelona, quando Marc Rosset também ganhou um ouro no torneio de simples.

Os suíços não tiveram dificuldades nos dois primeiros sets. Federer e Wawrinka conseguiram conduzir bem a partida desde o início. Com isso, os suíços fecharam os sets em 6-3 e 6-4 e abriram 2 sets a 0 no placar.

No terceiro set, os suecos esboçaram uma reação, alcançam uma quebra e abriram 2 games a 0. No entanto, os suíços mantiveram a frieza, que lhes é característica, e conseguiram equilibrar o placar. O set foi para o tie-break e Johansson e Aspelin fecharam em 7-4.

A reação dos adversários não passou, porém, do quarto set. Federer e Wawrinka retomaram o controle do jogo e fecharam o set e o jogo com um 6-3, para levar a Suíça ao topo do pódio olímpico.

Na disputa do terceiro lugar, os irmãos Bob e Mike Bryan, dos Estados Unidos, saíram perdendo o primeiro set para os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra. No entanto, dominaram os sets seguintes e levaram o bronze com o placar de 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-3 e 6-4, em quase duas horas de confronto.

Compartilhe: