UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 08h55

Em jogo de cinco gols, Bélgica elimina Itália no futebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Mesmo saindo na frente e com um jogador a mais desde a metade do primeiro tempo, a Itália não soube aproveitar as chances para golear a Bélgica e perdeu por 3 a 2 em um jogo acirrado no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim. Com a vitória, os belgas garantiram vaga na semifinal das Olimpíadas e aguardam agora o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Nigéria, que duelam ainda neste sábado.

A Itália se impôs no início do primeiro tempo. Apostando no lado falho da defesa belga, o direito, os italianos assustaram logo aos cinco minutos com o meio campista Sebastian Giovinco, que entrou na área, passou pela marcação, mas chutou na rede pelo lado de fora. Do outro lado, eram raros os momentos em que os belgas conseguiam chegar à meta adversária. Em um deles, aos quinze minutos, Kevin Mirallas entrou na área, mas bateu longe do gol.

Os italianos deram o troco no ataque seguinte. Acquafresca foi derrubado na área. O juiz deu o pênalti e expulsou o zagueiro belga Thomas Vermaelen. Na cobrança, Giuseppe de Rossi inaugurou o marcador. Apesar da desvantagem no placar e no número de jogadores, a Bélgica melhorou na partida e aos 22 minutos, Moussa Dembele cabeceou após cobrança de escanteio para empatar a partida. O gol chegou a ser contestado pelos italianos, alegando que a bola não havia ultrapassado a linha.

A igualdade deixou a partida equilibrada. Até o final do primeiro tempo, cada equipe teve mais uma chance de marcar. A Itália até contou com uma "forcinha" do árbitro. Aos 43 minutos, os belgas chutaram para o ataque, mas acertaram a cabeça do juiz argentino Hector Baldassi. A bola sobrou para Acquafresca que lançou Giovinco. O meia entrou na área e bateu cruzado e por pouco não desempatou para a Itália. No ataque seguinte foi a Bélgica quem fez. O atacante Mirallas recebeu na área, girou em cima da zaga italiana e bateu para virar.

Atrás no marcador, o técnico italiano Pierluigi Casiraghi adiantou a marcação e mudou o posicionamento de sua equipe em campo. Giovinco, que jogou pelo meio no primeiro tempo foi deslocado para a ponta esquerda, como terceiro atacante, ao lado de Rossi pela direita e Acquafresca pelo meio. A armação ficou por conta de Montolivo.

A mudança deu certo e a Itália pressionou desde o início. Até os vinte minutos do segundo tempo, a Itália já havia desperdiçado duas chances de igualar o marcador com Giovinco e Rossi. Enquanto isso, a Bélgica se segurava na defesa e arriscava pouco no ataque.

De tanto insistir, a Itália chegou ao gol de empate. Acquafresca recebeu pela direita e ganhou de dois zagueiros. Na sequência foi tocado e Baldassi não hesitou em marcar mais uma penalidade para os italianos. Rossi bateu e marcou seu segundo gol na partida, chegando a 4 no campeonato e assumindo a artilharia.

O empate parecia não servir para Itália que continuou no ataque. Mas o que os italianos não contavam era com a falha do goleiro Emiliano Viviano, que não segurou um chute no meio do gol de Dambelle. Após o gol, a Bélgica soube se fechar e segurar o resultado que lhe garantiu entre os quatro melhores times dos Jogos de Pequim.

Compartilhe: