UOL Olimpíadas 2008 Países participantes
 

Bélgica

Arte UOL
Resumo de medalhas
Posição Ouro Prata Bronze Total
46º 1 1 0 2
Posição Ouro Prata Bronze Total
28º 36 50 51 137
Capital
Bruxelas
Idioma
Holandês, francês e alemão
Área do território
30.500 km2
População
10,4 milhões
Forma de governo
Monarquia parlamentarista
PIB*
US$ 453,6 bilhões
Moeda
Euro
Posição no IDH**
17º (0,946)

Aposentadoria da campeã olímpica Justine Henin abre lacuna na Bélgica

O anúncio da aposentadoria de Justine Henin, em maio deste ano, aos 25 anos, causou grande impacto no mundo do tênis e principalmente na Bélgica. Então número 1 do mundo, com sete títulos em Grand Slam e detentora da medalha olímpica em Atenas-2004, era a maior esperança de medalha do país.

Embora a Bélgica não tenha participado de apenas duas edições dos Jogos – Atenas-1896 e Saint Louis-1904 –, os resultados não são os mais significativos. O país possui 37 ouros e 139 pódios. Na última edição dos Jogos em Pequim, o país ficou apenas na 46º posição, com duas medalhas no atetismo.

A melhor campanha da Bélgica foi em 1920, quando o país sediou as Olimpíadas na Antuérpia. Outro esporte que levou a medalha de ouro naquele ano foi o futebol, a façanha foi a única vitória belga no esporte bretão. Previstos para serem realizadas em Budapeste, na Hungria, as Olimpíadas tiveram que ser realizadas na Antuérpia às pressas, pois os países derrotados na I Guerra Mundial (Alemanha, Hungria, Áustria, Bulgária e Turquia) foram banidos dos Jogos por serem responsabilizados pelo conflito. Foram 14 medalhas de ouro, 11 de prata e 11 de bronze. Desde então, os belgas conquistaram a mesma quantidade de ouro até os Jogos de Atenas.

O tênis, apesar de Henin, não é o esporte mais vencedor da Bélgica na história dos Jogos. m Pequim, os tenistas Olivier Rochus e Steve Darcis ganharam apenas uma partida em cima dos argentinos Guillermo Canas e David Nalbandian por 2 games a 1, mostrando a fragilidade no esporte. O esporte mais forte é o tiro com arco, que já rendeu oito ouros, quatro pratas e três bronzes aos atletas locais, mas que não conseguiu classificação para disputar as Olimpíadas.

Recentemente, contudo, a Bélgica tem tido uma participação discreta, com apenas seis medalhas de ouro nas últimas onze edições. Em Pequim, as medalhas ficaram por conta do atletismo. O revezamento 4 x 100 m rasos feminino, que rendeu o bronze no mundial de 2007 disputado em Osaka, Japão, ficou com a medalha de prata. E Tia Hellebaut faturou o único ouro do país em Pequim no salto em altura.

No judô, a meio-leve Ilse Heyelen, bronze em 2004 da categoria até 52 kg, não cruzou com a brasileira Andressa Fernandes, que foi eliminada logo na primeira luta, e ficou apenas com a sétima posição, quando, após duas vitórias consecutivas, perdeu para a japonesa Misato Nakamura e foi para repescagem, mas perdeu a duas lutas de competir o bronze. Ainda no tatame, Dirk Van Tichelt, campeão europeu na categoria leve, ficou com a quinta colocação na categoria até 73 kg, a mesma do brasileiro Leandro Guilheiro, que ficou com o a medalha de bronze. O belga, que perdeu a uma luta do bronze, e o brasileiro não se enfrentaram, pois estavam em chaves diferentes.

Devido a sua posição geográfica estratégica (no centro da Europa e com saída para o Mar do Norte), a Bélgica passou pelas mãos dos mais diversos impérios e domínios ao longo de sua história. O mais notório, contudo, foi o império Romano, cujo imperador Júlio César descreveu os belgas (gauleses) como “o mais bravo povo da Galícia”. O último exército a dominar terras belgas foram os nazistas alemães, durante a Segunda Guerra Mundial.

Astro

Divulgação

Pela quinta vez

Joe Lansink, campeão mundial no salto, cometeu 8 penalidades com seu cavalo Cavalor Cumano, e ficou 15º em Pequim, logo abaixo de Camila Mazza

Curiosidade

Reuters

COI

O belga Jacques Rogge preside o Comitê Olímpico Internacional desde 2001, e Pequim-2008 será a segunda edição dos Jogos sob seu comando

* Dados: The World Factbook - CIA

** Dados extraídos da avaliação do Pnud-2007

Compartilhe: