UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 07h46

Márcio e Fábio dormem no 1º set, mas batem japoneses e vão às quartas

Bruno Doro
Em Pequim (CHN)*
Márcio e Fábio Luiz precisaram pegar no tranco. Mas, depois de um primeiro set quase dormindo, venceram os japoneses Asahi e Shiratori por 2 sets a 0 (23-21, 21-15) para avançar na chave olímpica de vôlei de praia. Nas quartas-de-final, a dupla encara os austríacos Gosch e Horst, que levaram 47 minutos para bater os letões Samoilovs e Plavins também por 2 sets a 0 (21-17, 21-18).

Reuters/Carlos Barria
Bloqueio de Fábio Luiz voltou a ser crucial para a virada brasileira no primeiro set
Reuters/Carlos Barria
Dupla brasileira garante vaga nas quartas e pode pegar Ricardo/Emanuel na semi
VEJA IMAGENS DO JOGO
FOTOS DAS OUTRAS PARTIDAS
TÁTICA JAPONESA SERVE DE ALERTA
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI DE PRAIA
TABELA DO TORNEIO MASCULINO
A torcida da arena olímpica de vôlei de praia começou o jogo pouco animada, assim como os brasileiros. Parecia que precisavam de uma injeção de energia. Aos poucos, os torcedores verde-amarelos presentes passaram a gritar "Brasil jia you", algo como "vai Brasil". O animador da arena também ajudou, as músicas deram o pontapé, e, na metade do primeiro set, as arquibancadas acordaram. Foi mais ou menos ao mesmo tempo que os brasileiros em quadra também reagiram.

"O importante é se sentir em casa", disse Fábio Luiz. "É muito legal contar com o apoio dos torcedores. Não ter ninguém gritando contra". A marca da descontração veio com Márcio, que em um momento do jogo fez uma brincadeira e chegou a beijar a juiza da partida.

Os japoneses começaram o jogo com uma estratégia bem clara: forçar o saque em Márcio e fugir dos ataques de Fábio Luiz. Durante grande parte do primeiro set, a tática deu certo, e logo de cara Asahi e Shiratori abriram quatro pontos de vantagem (7-3). "Eu comecei o jogo apreensivo. Estava fora de ritmo", disse o capixaba.

A reação brasileira demorou muito a acontecer. Depois de errar dois ataques agressivos, Márcio passou a abusar das largadas, o que também não funcionou, já que os japoneses estavam atentos na defesa. Com muitos erros, os brasileiros viram os adversários dispararem: 13-7.

A partir daí, foi mais uma vez o bloqueio de Fábio Luiz que passou a fazer diferença. Foi assim que a dupla verde-amarela iniciou sua reação, reduzindo a diferença no placar (14-11). Na reta final, o capixaba pegou Asahi três vezes, uma delas no ponto do empate (20-20), outra na virada (22-21) e, por fim, no ponto final (23-21), garantindo a vitória brasileira na primeira etapa.

No segundo set, os brasileiros mantiveram o ritmo do primeiro. Com isso, rapidamente abriram 7-3. Com a força do bloqueio de Fábio Luiz e do saque de Márcio, os japoneses passaram a errar muito mais do que no primeiro set.

Tanto que, em poucos minutos, os brasileiros abriram para 14-8. Depois, foi só manter o ritmo para fazer 20-12. O problema, porém, foi fechar o jogo.

A dupla do Japão salvou três match points, mas os brasileiros fecharam em 21-15, com um ataque de Fábio Luiz, e garantiram vaga nas quartas-de-final.

*Atualizada às 09h35

Compartilhe: