UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 05h13

Lituânia passa pela Croácia no basquete e está na próxima fase

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O jogo esteve equilibrado até o final do terceiro período. Mas a Lituânia provou sua eficiência nos arremessos de três e usou desse artífice para vencer a Croácia por 86 a 73, se manter invicta nos Jogos de Pequim e confirmar sua presença na próxima fase ainda com uma rodada por jogar.

John G. Mabanglo/EFE
Lituano Lukauskis foi o destaque do jogo com 20 pontos, 9 deles da linha dos três
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE BASQUETE
VEJA AS FOTOS DA QUARTA RODADA
AUSTRÁLIA PASSA PELA RÚSSIA
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A
Com esse resultado frente aos croatas, os lituanos mantiveram a liderança do Grupo A das Olimpíadas, alcançando os 8 pontos. Assim, confirmaram pelo menos a quarta posição, já que não podem mais ser alcançados pela quinta colocada Rússia - que pode chegar a sete - nem pelo Irã que tem 3 e ainda joga neste sábado.

A partida começou com um equilíbrio esperado. No primeiro quarto, tanto Croácia quanto Lituânia valorizaram mais o setor defensivo, com ligeira vantagem para os croatas que conseguiram terminar dois pontos à frente: 15 a 13. No segundo período, os lituanos marcavam e os croatas respondiam, com destaque para Planinic que liderava a equipe nas assistências. Ao final do primeiro tempo, a diferença aumentou em um ponto e fechou em 45 a 42.

Na segunda etapa, a Croácia continuou marcando bem os lituanos e não dando espaço aos arremessos da linha de três pontos, ponto forte do adversário. A vantagem de quatro pontos se manteve até o início do último período. Em três lances seguidos, a Lituânia aproveitou os erros croatas no ataque e marcou de fora com Linas Kleiza (duas) e Mindaugas Lukauskis (uma).

Com as jogadas, os lituanos assumiram a ponta no placar e distribuíram o arsenal de três pontos para cima dos croatas. Dos 20 chutes de três no jogo, acertaram 11, quatro deles com Kleiza, que fechou a partida com 18 pontos, e três deles com Lukauskis, que foi o cestinha com 20 tentos. A Lituânia, que perdeu os três primeiros períodos, venceu o quarto por 28 a 11.

Compartilhe: