UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 10h17

Com poucas chances, triatlo brasileiro tenta mais visibilidade na China

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com pouquíssimas chances de medalha nos Jogos Olímpicos, os brasileiros do triatlo competem a partir deste sábado na Represa do Parque dos Túmulos Ming em busca de mais visibilidade mundial na modalidade.

A partir das 23h (horário de Brasília), as mulheres são as primeiras a entrar em ação. A única representante brasileira na prova é a brasiliense Mariana Ohata, 29 anos, que disputará a sua terceira Olimpíada em Pequim.

Ohata deseja melhorar o 37º lugar obtido nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, onde fez questão de completar a prova. Apesar de ter chegado apenas em 37º, ela foi a única brasileira que não abandonou, apesar de todo o cansaço e do calor. No final, a triatleta desabou em lágrimas, pois sabia que tinha se superado.

Já no domingo acontecerá a disputa no masculino. O Brasil terá dois representantes na prova: o paranaense Juraci Moreira e o paulista Reinaldo Colucci.

Dos dois, Juraci é o que tem a história mais curiosa, pois chegou a acreditar que não iria obter a vaga para os Jogos Olímpicos, que veio após a desistência de um atleta austríaco.

"No fundo, eu sempre tive esperanças e não me via fora das Olimpíadas, apesar de já estar conformado. Sempre tive pensamento positivo", disse o triatleta.

Já Reinaldo Colucci chega a Pequim como o principal nome brasileiro na modalidade, mas também com poucas chances de medalha. Apesar disso, o brasileiro tem feito boas competições no ano. Colucci conquistou o Iron Man, em Cristan Pucon (CHI) e terminou a etapa da Copa do Mundo da África do Sul na sexta posição.

No entanto, a vaga para Pequim já estava assegurada em 2007. Resultados como a conquista do Triathlon Alpe D'Huez, na França, garantiram o brasileiro no ranking dos 55 melhores triatletas do mundo que iriam à Olimpíadas.

"No ano passado já tive uma tranquilidade, pois disputei 11 provas e fui muito bem em cinco delas. Com isso, garanti a pontuação que seria necessária para a vaga em Pequim".

Compartilhe: