UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Triatlo

Reinaldo Colucci

Nas Olimpíadas de Pequim, Reinaldo Colucci foi o pior brasileiro colocado no masculino.

Data de nascimento
29/10/1985
Local de nascimento
Descalvado (SP)
Residência
São Carlos (SP)
Peso e altura
72 kg / 1,90m
Participação em Pequim
37ª colocado

Reinaldo Colucci é um dos jovens atletas brasileiros dos Jogos Olímpicos. O triatleta de 22 anos nunca havia disputado uma Olimpíada, mas apesar da pouca idade, tem um currículo recheado de títulos.

Em Pequim, porém, a inexperiência pesou contra o brasileiro, que ficou 37ª colocação, após um bom desempenho no ciclismo e na corrida, já que havia saído da natação em 46º.

Assim como Mariana Ohata, Colluci começou na natação, mas o perfil do atleta não o permitia obter bons resultados na modalidade. A ida para o triatlo aconteceu pela insistência de seu treinador, Carlos do Amaral, o Cali, que também acompanhava a também triatleta Carla Moreno.

Com apenas 15 anos, ele deixou a pequena cidade de Descalvado, no interior paulista, e se mudou para São Carlos, onde começou a treinar na nova modalidade. Em pouco tempo, atraiu patrocinadores e começou a conquistar seu nome no esporte.

O currículo de Reinaldo Colucci no triatlo mundial é de fazer frente aos maiores competidores da modalidade na atualidade. Aos 17 anos, o triatleta conquistou três campeonatos internacionais na França. Um ano depois, ficou em terceiro lugar no campeonato de Barcelona e na prova de longa distância da Catalunha.

Em 2004, Colucci já era conhecido no mundo como o melhor atleta do triatlo brasileiro masculino. Naquele ano, conquistou o Campeonato Sul-Americano, disputado em Brasília.

Os anos de 2005 e 2006 continuaram sendo de vitórias para o brasileiro, com destaque para a conquista do Campeonato de Laguna Phuket (2006), na Tailândia. Na temporada seguinte, conquistou resultados expressivos como o Iron Man de Cingapura, o vice-campeonato do Iron Man Brasil e a Copa da Ásia.

O ano de 2008 começou muito bem para o paulista. Colucci conquistou o Iron Man, em Cristan Pucon (CHI), terminou a etapa da Copa do Mundo da África do Sul na sexta posição e fechou em 11º na etapa da Coréia do Sul. No entanto, a vaga para Pequim já estava assegurada em 2007. Resultados como a conquista do Triathlon Alpe D'Huez, na França, garantiram o brasileiro no ranking dos 55 melhores triatletas do mundo que iriam para as Olimpíadas. "No ano passado já tive uma tranquilidade, pois disputei 11 provas e fui muito bem em cinco delas. Com isso, garanti a pontuação que seria necessária para a vaga em Pequim".