UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 08h51

Brasil derrota a Noruega e vai pegar a Alemanha na semifinal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com gols de Daniela Alves e Marta, a seleção brasileira de futebol feminino derrotou a Noruega por 2 a 1 e avançou à semifinal dos Jogos Olímpicos de Pequim. A equipe comandada pelo técnico Jorge Barcellos vai reencontrar a Alemanha, que eliminou a Suécia por 2 a 0 na prorrogação, no duelo por um lugar na decisão.

Apesar de ser a terceira vitória do Brasil na competição, o resultado trouxe uma mudança em relação aos demais jogos. Foi a primeira vez que Marta e cia. marcaram gols no segundo tempo, uma exigência que Barcellos vinha fazendo desde a segunda rodada, quando a seleção bateu a Coréia do Norte por 2 a 1.

Já contra a Nigéria, o Brasil saiu em desvantagem. No entanto, conseguiu virar para 3 a 1 com Cristiane marcando três vezes antes de descer para os vestiários. No segundo tempo, como diante das asiáticas, o Brasil apenas administrou o placar e chegou poucas vezes ao gol das adversárias.

Na manhã desta sexta-feira (de Brasília), o Brasil abriu caminho para a vitória no primeiro tempo, mesmo tendo levado perigo ao gol das norueguesas somente em chutes de fora da área. Foi assim que Daniela Alves balançou as redes pouco antes do fim da primeira etapa. Na volta dos vestiários, Marta balançou as redes e quebrou o tabu.

Outra partida que fugiu à regra foi contra a Alemanha, na estréia do torneio, quando o Brasil não marcou. O jogo, reedição da decisão da última Copa do Mundo, terminou empatado em 0 a 0 com o Brasil concentrando suas melhores chances em jogadas de Marta no segundo tempo. Antes, entretanto, chegou a levar uma bola na trave em jogada aérea.

O confronto da semifinal contra a Alemanha será em Xangai, na próxima segunda-feira, às 7h (de Brasília).

O jogo
O Brasil começou a partida saindo em direção ao ataque e teve a melhor chance do jogo logo aos 12min. A goleira Skarbo tentou afastar com um chutão, mas a bola acabou caindo nos pés de Cristiane na intermediária. A atacante brasileira tentou encobrir a camisa 1, que estava adiantada, mas acabou mandando para fora.

Após o primeiro susto, o Brasil não conseguiu mais levar perigo ao gol das norueguesas e o jogo ficou bastante brigado no meio de campo. Já a Noruega viveu seus melhores momentos na etapa inicial em bolas alçadas na área.

Sem espaço para criar, o Brasil conseguiu chegar ao gol em um chute de longa distância de Daniela Alves perto do apito final. Aos 42min, a volante recebeu livre de marcação e bateu forte de fora da área. Skarbo saltou, mas não conseguiu alcançar a bola.

O segundo gol do Brasil saiu logo aos 11min da etapa final. Marta aproveitou a falha da defesa da Noruega, ficou com a bola e tocou na saída da goleira norueguesa para marcar seu segundo gol nas Olimpíadas.

O Brasil ainda teve chance de ampliar aos 37min. Cristiane recebeu na direita, fintou a zagueira e bateu de longe com a perna esquerda. Skarbo mais uma vez se esticou toda, mas dessa vez conseguiu mandar para escanteio.

Aos 37min, porém, Thorsnes invadiu a área e foi derrubada pela goleira Bárbara. Na cobrança, Siri Norbdy, que veio do banco de reservas, bateu no canto direito de Bárbara e diminuiu. Sem conseguir empatar a partida, as campeãs de Sydney-2000 disseram adeus aos Jogos o Brasil se classificou.

Brasil
Bárbara; Simone, Érika, Tânia Maranhão, Renata Costa; Maycon, Daniela Alves (Francielle), Ester e Formiga; Marta e Cristiane
Técnico: Jorge Barcellos

Noruega
Erika Skarbo, Ane Horpest, Folstad, Skammelsrud (Siri Norbdy), Christensen;Elise Thorsnes, Storlokken (Ronning), Ingvild Stensland e Gulbrandsen, Melissa Wiik e Kaurin Larsen (Herlovsen)
Técnico: Bjarne Bernsten

Data: 15/08/2008 (sexta-feira)
Hora: 7h00 (horário de Brasília)
Local: Tianjin Stadium (China)
Árbitro: Kari Seitz (Estados Unidos)
Auxiliares: Marlene Duffy e Veronica Perez (Estados Unidos)
Gols: Daniela Alves, aos 42min do primeiro tempo; Marta, aos 11min, e Siri Norbdy, aos 38min do segundo tempo

*Atualizada às 12h32

Compartilhe: