UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 08h13

Após batalha em quadra, González repete 2004 e sobe um posto no pódio

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Como foi em 2004, o chileno Fernando Gonzaléz precisou de uma batalha em quadra para conseguir uma medalha no tênis olímpico. Nesta sexta-feira, ele bateu o norte-americano James Blake, sétimo do mundo, e se classificou à final do torneio de simples, garantindo assim ao menos a prata.

Charles Krupa/AP
Fernando González vibra na vitória sobre James Blake na semifinal das Olimpíadas
CHAVE DO TORNEIO DE SIMPLES
BLAKE CRITICA ATITUDE DE GONZÁLEZ
VEJA MAIS DA MODALIDADE
A vitória por 2 sets a 1, 4-6, 7-5, 11-9, com quase três horas de duração, repete o sufoco do chileno em Atenas, há quatro anos. Na Grécia, o atual número 15 da ATP conseguiu o ouro em duplas e o bronze em simples. Para esta medalha, ele teve que passar por Taylor Dent, também dos EUA, em jogo de 3h25min.

O choro no final da partida, sentado no banco da quadra nesta sexta, mostrou a vontade de González em vencer o confronto de virada e contra um adversário que chegou à semifinal gabaritado pelas vitórias no torneio.

Blake, que passou por Roger Federer, ainda o líder do ranking, nesta quinta-feira, agora poderá brigar pela medalha de bronze e manter a rotina norte-americana de pódios no esporte nas Olimpíadas.

Desde que voltou a ser disputado, em 1988, os EUA tiveram sempre ao menos uma medalha no tênis olímpico. Nomes como Andre Agassi, Lindsay Davenport, Jennifer Capriati e as irmãs Williams, Serena e Venus, já subiram ao pódio.

Na final, o chileno terá pela frente o espanhol Rafael Nadal, que demorou mais de duas horas para derrotar o sérvio Novak Djokovic. O virtual número 1 do ranking venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 1-6 e 6-4.

*Atualizada às 13h55

Compartilhe: