UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 10h09

James Blake reclama de juiz brasileiro e González por atitude

Das agências internacionais
Em Pequim (China)*
O americano James Blake, que ficou fora da disputa pelo ouro da chave de simples do torneio olímpico, após perder nas semifinais para Fernando González (4-6, 7-5 e 11-9), reclamou da atitude "pouco esportiva" do seu adversário chileno e do árbitro brasileiro, Carlos Bernardes. O tenista lamentou a postura de González em alguns momentos do jogo.

Blake, que desperdiçou três match points durante a partida, se queixou da decisão de seu rival, ao não reconhecer que, após uma devolução, a bola teria raspado na sua raquete. O tenista norte-americano protestou com Bernardes, mas não obteve resultado. Blake também criticou a falta de esportividade do chileno no lance.

Antes, os adversários já haviam tido um princípio de tensão. Em uma troca de bolas, González rebateu um voleio em cima do norte-americano, a bola bateu em cheio no rosto do americano. Blake reprovou a jogada do chileno e os dois se encararam momentaneamente.

Apesar da irritação com o árbitro brasileiro e com González, Blake não quis explicar a sua derrota a partir dessas situações. "Estou muito decepcionado. Tive uma grande oportunidade com um 0-40, que davam três chances de fechar o jogo. Mas não aproveitei. Não joguei bem nos pontos importantes", reconheceu.

Após quase três horas de partida, González, sentado no banco da quadra, não conseguiu segurar a emoção pela vitória. Na Grécia, o atual número 15 da ATP conseguiu o ouro em duplas e o bronze em simples.

Blake, que era apontado como favorito à vitória após ter passado por Roger Federer na fase anterior, poderá brigar pela medalha de bronze e manter a rotina norte-americana de pódios no esporte nas Olimpíadas. Os EUA conquistaram ao menos uma medalha na modalidade, desde que o tênis voltou ao calendário das Olimpíadas, em 1988.

Na final, o chileno terá pela frente o espanhol Rafael Nadal, que demorou mais de duas horas para derrotar o sérvio Novak Djokovic. O virtual número 1 do ranking venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 1-6 e 6-4.

*Atualizada às 13h55

Compartilhe: