UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 07h51

Lituânia bate Rússia e segue invicta no basquete masculino

Do UOl Esporte
Em São Paulo
A Rússia, atual campeã européia, perdeu a segunda seguida no torneio olímpico de basquete, frente à Lituânia, que segue invicta em Pequim. Depois da derrota por 86 a 79, a equipe precisa vencer o próximo confronto, contra a Austrália, que também precisa da vitória para continuar com esperança de classificação.

Lucy Nicholson/Reuters
O lituano Kleiza (acima) em disputa com Andrei Kirilenko. Rússia fica à perigo
VEJA AS FOTOS DA RODADA
ESPANHA VENCE E ESPERA EUA
CLASSIFICAÇÃO DO BASQUETE
TUDO SOBRE PEQUIM-2008
O pivô Andrei Kirilenko, estrela do time russo, inicialmente soube aproveitar a marcação para cavar faltas, convertendo sete lances livres no primeiro quarto. As equipes começaram bem e não houve qualquer distanciamento no placar. A Rússia levou vantagem de apenas um ponto ao final do período, resultado que adiantava o confronto equilibrado.

No segundo quarto, a eficiência lituana no ataque permitiu a virada na partida, mesmo que por placar apertado: 44 a 41. A Rússia via a repetição da última partida contra a Croácia, em jogo igualmente definido lance a lance, rebote a rebote, e novamente era superada.

A Lituânia chegou sem derrota para o jogo contra a Rússia. Depois de estrear desbancando a Argentina, atual campeã olímpica, a equipe superou sem dificuldade o Irã, lanterna do grupo A. Em quadra contra os russos, a Lituânia tinha precisão maior nos arremessos, aproveitando a posse de bola. No terceiro quarto, após três rebotes seguidos no ataque, a equipe abriu nove pontos à frente no jogo e parecia ter achado a fórmula para manter-se vencendo no placar.

A Rússia, porém, não pode ser subestimada. Depois de desperdiçar um lance livre, o armador russo Holden, cestinha da partida com 25 pontos, acertou um tiro de três da zona morta e deixou a Rússia a quatro pontos da Lituânia. Não foi o suficiente. No final, o quarto foi mesmo dos lituanos, que fecharam em 69 a 62.


O final da partida seguiu imprevisível no último período, com grande equilíbrio de forças entre as duas equipes. Com três minutos de bola em quadra, Viktor Khryapa deixou tudo igual para a Rússia. Kirilenko, convertendo dois lances livres, pôs os russos na frente faltando cinco minutos para o término.

A partir deste ponto, o conjunto lituano prevaleceu. Com cestas de quatro jogadores diferentes (Siskauskas, Maciulis, Kaukenas e Jasatis), a equipe superou a Rússia e segue no topo do grupo A. O próximo adversário na disputa em Pequim será a Croácia, na madrugada do próximo sábado, às 3h30 (hora de Brasília).

Compartilhe: